segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rio Grande do Norte: Pesquisa aponta déficit de professores nas escolas estaduais

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) constatou que o déficit de professores na rede estadual de educação ainda é grande. Nas 25 escolas onde foram aplicados questionários, 80% registra falta de até cinco docentes. A estratégia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de encaminhar professores temporários foi criticada por alguns entrevistados. De acordo com o IDE muitos disseram que os profissionais são encaminhados para o horário não ficar vazio, mas não criam vínculos com as escolas.

Matemática permanece como sendo a disciplina de maior dificuldade para completar o quadro de docentes, com déficit em 32% das escolas. Já as disciplinas de Física e Biologia já não aparecem mais entre as com o maior déficit de mestres em salas de aulas. O noturno é o turno com o índice mais baixo (23%) de déficit de professores. Uma hipótese é de que professores concentram bem mais as suas atividades, durante o dia, em escolas particulares, já o turno vespertino sofre com a falta de quase 50% dos professores que as escolas têm carências.

Em 2013, a ausência de professores se revelou bastante acentuado. Numa das escolas pesquisadas chegou a 15 profissionais. Entre as unidades entrevistadas, 61% informaram ter convivido com o déficit de professores durante todo ano letivo, o que se considera bastante preocupante, enquanto 17% das escolas informaram que o déficit de professores foi inferior a um semestre, menor tempo na escala trabalhada.