quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Segundo IBGE, população de Japi diminui em quase mil habitantes nos últimos 20 anos


Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram um grande atraso em relação ao número populacional da cidade de Japi. Ao invés de aumentar, a população do município regrediu consideravelmente

Segundo o censo realizado em 1991, à população Japiense era de 6.072, vinte e três anos depois - ano de 2014 - dados dão conta de que o número populacional da cidade é de 5.427, havendo uma redução na população de 10,7% (645 habitantes).

Praça central de Japi vista do Cruzeiro. Clique para ampliar.
São dados bastante interessantes que nos deixam intrigados, se confrontarmos o crescimento da cidade em número de casas e novas ruas que surgiram nas últimas duas décadas, há visivelmente um grande avanço em relação as construções civis, ficando praticamente impossível acreditar que a população de Japi diminuiu nos últimos 20 anos.

Em nosso ponto de vista, afirmamos que a área territorial urbana da cidade de Japi dobrou de tamanho da década de 90 pra cá. O crescimento urbano é um espelho do crescimento populacional da cidade.

Em uma pequena pesquisa feita pelo Blog Japi em foco, foi constatado que nos últimos dez anos cerca de 20 ruas foram criadas em Japi, divididas entre o centro, Alto São Sebastião (Capela) e Alto Bela Vista (Rela), dois bairros periféricos da cidade. E Isso implica dizer que com a criação de novas ruas e residências, consequentemente aumentou (ou deveria ter aumentado) o número de cidadãos Japienses. È a lógica.

No levantamento feito este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Rio Grande do Norte, todas as outras cidades tiveram um pequeno crescimento populacional, mas Japi não teve se quer um tímido avanço, e sim, uma diminuição em  sua população.

Vejamos os números a baixo:

Ano   -  Habitantes

1991 - 6.072

1996 - 6.245

2000 - 6.328

2007 - 5.610

2010 - 5.522

2014 - 5.427

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.