quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Blog Japi em Foco e vereador Bico de Pato, fazem visita a barragem do Boqueirão de Japi

Na manhã de hoje (20) o Blog Japi em Foco e o vereador Bico de Pato (PP), visitaram o Boqueirão de Japi, para acompanhar de perto todo o processo da construção da Barragem do Retiro.
Em nossa companhia, estava o mestre geral de obras, o senhor Mineiro. Responsável por comandar toda a construção da barragem. ( em foto, Mineiro e Bico de Pato)


A barragem do retiro irá inundar uma área aproximada de 700 hectares e será abastecida pelos rios Campo Comprido e Jacu (Japi), além de vários riachos, com uma capacidade para armazenar 54 milhões de metros cúbicos d’água. O projeto que foi orçado no ano de 2005 no valor de R$ 15 milhões, atualmente os custos já ultrapassam os R$ 48 milhões. A barragem e a adutora são projetos antigos do INCRA e o Governo do Estado da Paraíba, que conseguiu incluir no PAC Estiagem, podendo ser construída com contrapartida do Estado.

‘’A barragem que está sendo construída no Boqueirão de Japi é uma obra de suma importância para a nossa cidade. Pois quando feita, consequentemente o turismo e a agronomia local irão se expandir volumosamente.’’ Afirmou o vereador Japiense, Bico de Pato.

Clique nas fotos para ampliá-las.
Em foto, Blog Japi em Foco faz uma demonstração de como irá ficar a parede da barragem.
Com a construção da barragem, serão abastecidas diretamente as cidades de Cuité, Nova Floresta, Damião e demais vilas da região. E indiretamente Japi, cidade situada do outro lado da parede, onde após transbordarem, as águas da barragem serão levadas pelo rio Jacu, afluente que corta a cidade de Japi.

As obras da barragem e os 18 km de adutoras irão ser construídos paralelamente, para que possa ser realizado com mais agilidade e atingir as cidades contempladas.

A barragem do Retiro foi projetada há mais de 34 anos.

No local já foram construído a estrada de acesso ao local da barragem e a locação do nivelamento do eixo do barramento.
A SQUADRIUM construtora é a empresa encarregada pela construção da obra. Segundo o mestre de obras Mineiro, a previsão de conclusão da barragem está estimada para 2018.
  

Aproveitamos a oportunidade, e registramos algumas pinturas rupestres, existentes numa pedra situada no Boqueirão de Japi. Veja as fotos abaixo:


''Em 1853 o naturalista francês Louis Jacques Brunet pesquisou as inscrições pintadas no Boqueirão do Japi, entre as províncias do Rio Grande do Norte e Paraíba, mais ou menos a oito léguas da Serra de Coité (Cuité), onde reconheceu ampulhetas cinco vezes repetidas entre diversos corpos celestes.''


2 comentários:

  1. Muito bom esse reportagens..do japi em foco..o que mim espantou foi o gasta da obra..orçada em 15 milhões..ja gastaram 45 milhões..e a obra não esta nem 10 % feita..por quanto essa barragem vai custa????

    ResponderExcluir

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.