terça-feira, 31 de março de 2015

Comunicado de alerta

Pedimos a população Japiense a colaboração no difícil combate ao AEDS AEGYPTI( mosquito transmissor da dengue e chikungunya) pois os casos suspeitos das doenças tem aparecido em diversos pontos da cidade. Pedimos aos moradores que por gentileza, ao encontrarem prováveis focos do mosquito ou possíveis criadouros (casa sem moradores com tanques, lixo no muro, jarros, caixa d´água, terrenos baldios etc.) comuniquem ao serviço de vigilância ambiental na secretaria municipal de saúde ou pelos telefones: 8723-5619 e 88083518.
  
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:

Febre, dor nas articulações, dor nas costas, dor de cabeça. Outros sintomas incluem: Erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos e mialgias.

Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas. Verificado esses sintomas o cidadão deve procurar o serviço de saúde municipal.

O supervisor de endemias Andrê Marcel, registrou algumas fotos, de sintomas em alguns moradores do alto São Sebastião. 


Todos devem se conscientizar do seu papel no combate ao mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.