quarta-feira, 25 de março de 2015

Reservatórios do RN começam a transbordar

As chuvas intensas que vêm sendo registradas em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central, têm causado a cheia de alguns açudes e barragens na região. A notícia é destaque no jornal De Fato. Esse é o caso do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, que atingiu seu limite máximo na manhã desta terça-feira, 24. Segundo informações de populares, na tarde de ontem uma lamina de mais de 10 centímetros de água já podia ser observada no sangradouro do açude.

Na cidade de Angicos, o acumulado do ano, em sua totalidade registrado no final de semana, já acumula 413 milímetros. Isso foi o suficiente para promover o transbordamento dos três principais reservatórios de água da cidade. O açude Novo Angicos, mais conhecido como Açude do Rio, que é barrado pelo rio Pataxó, em Angicos, começou a sangrar ainda na tarde da segunda-feira (23). O reservatório é considerado a maior reserva hídrica da cidade, com capacidade de 4.245.061,00m³.

Na cidade de Jucurutu, os moradores do Distrito de Boi Selado festejaram na terça a sangria de alguns açudes naquela localidade. Desde a última sexta, 20, a região vem registrando fortes chuvas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em 120 dos 197 postos de monitoramento do Estado, o que vem promovendo o aumento do volume dos reservatórios.

As de maior intensidade foram na mesorregião Oeste. Em Itaú, foram 105 milímetros num período de 24 horas. Em Felipe Guerra, 80; Ipanguaçu, 77; Apodi, 75. Em Angicos, na região Central, onde já havia chovido 237 milímetros no final de semana, a chuva de ontem para hoje foi de 105,5mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.