segunda-feira, 27 de julho de 2015

Clima de disputa para as eleições de 2016 é antecipado em Japi


Se em algumas pequenas cidades do Estado, o cenário político para 2016 ainda parece bastante longe de começar, com sondagem de poucos nomes para as eleições que vão escolher prefeitos e vereadores, o mesmo não se pode dizer de Japi, município localizado a 145 km da capital. A política já efervesce as articulações internas dos partidos e alguns se colocam para o páreo, mostrando que até o final do prazo para a definição do quadro, a corrida será grande para ver que tem fôlego de ir adiante.

Até o momento são apontados como possíveis pleiteantes: Jodoval Pontes (PMDB), Simone Silva (PR) e Ivanilson Medeiros (PSD).

Uma recente pesquisa despertou a atenção das lideranças. Realizada pelo Japi em Foco, participaram da avaliação 228 pessoas. Na dianteira das intenções de voto apareceu Jodoval Pontes (PMDB), que na estimulada teria 42.4%; seguido de Simone Silva (PR) 31.7% e Ivanilson Medeiros (PSD) 19.6%

Não desmerecendo sua votação, mas análises de bastidores apontam que, com a ‘’desunião’’ do grupo político do ''40'' (embora este número não seja mais usado no próximo ano), é compreensível esta larga vantagem do pré-candidato Jodoval Pontes, se levada em consideração o ‘’racha’’ que está havendo no grupo, que se divide entre Ivanilson Medeiros e Simone Silva. Alguns acham que isso será momentâneo, e que um dos dois irá ‘’abrir mão’’ da candidatura. Com ex-prefeitos, atual prefeito e vários deputados interessados no jogo, o adiantamento das articulações estaria também sendo visto com naturalidade pelas lideranças políticas e empresariais do município.


Já a caráter do Estado, se o atual quadro continuar até as eleições, irão ficar numa saia justa o governador Robinson Faria (PSD) e seu vice Fabio Dantas (PR), que receberam apoio nas eleições de 2014 de Tarcísio Medeiros, que é esposo de Simone Silva (PR), e da vice-prefeita de Japi, Sânzia Medeiros (PSD), irmã de Ivanilson Medeiros (PSD).

Pelo lado da oposição Japiense, que é o insistente PMDB da cidade, é notório que alguns eleitores e aliados estão saturados em consequência das inúmeras tentativas - sem sucesso - em ganhar uma eleição majoritária por parte de Jodoval Pontes, presidente do partido. 

Para o eleitorado Japiense, resta esperar a definição dos nomes de candidatos e candidatas para o pleito municipal do próximo ano.

Ainda tem muita onda pra quebrar nesse mar...