segunda-feira, 6 de julho de 2015

No Rio, é encontrado vestígio de cocaína em 90% das cédulas, diz estudo

A chance de você encontrar vestígio de cocaína em uma nota de real no Rio de Janeiro é de 90%. Sim, 90%. A conclusão surgiu após um estudo da Universidade Federal Fluminense, que descobriu que é praticamente impossível não encontrar a droga nas mãos, nos bolsos ou nas carteiras dos moradores do Rio e de outras dez cidades próximas.
“ É virtualmente impossível não pegar notas com a droga. Elas estão distribuídas por toda a parte”, disse Wagner Pacheco, pesquisador do Departamento de Química Analítica da UFF, em entrevista ao jornal “O Globo”.

Para chegar ao resultado, o pesquisador analisou a frequência da cocaína nas cédulas que circulam no Rio. O papel aparece como o principal painel de disseminação da droga, assim como os euros e os dólares.

De acordo com os especialistas, a droga é facilmente encontrada nas notas pois os usuários e traficantes enrolam as notas antes de consumí-la. Além disso, o papel-moeda é poroso e se mantém úmido, facilitando assim a entrada da cocaína. Por fim, a circulação do dinheiro e a mistura das notas contaminadas com as limpas ocorre desenfreadamente, como por exemplo em caixas eletrônicos. Uma única cédula pode contaminar centenas.