sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Comitê define renovar decreto de emergência em 153 municípios do RN

O Comitê de Combate a Seca no Rio Grande do Norte se reuniu no início da tarde desta quinta-feira, 3, na Governadoria, em Natal para definir como vão abastecer as cidades que sofrem com a falta de água em função da seca. Na ocasião, o Comitê decidiu por renovar o decreto de emergência estadual em 153 municípios do Rio Grande do Norte.

A seca já afeta diretamente abastecimento humano em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte. O abastecimento animal tanto com água como por alimentos também já está prejudicado. A chefe de Gabinete do Governo Robinson Faria, advogada Tatiana Cunha, se mostrou preocupada com o quadro que se formou em função da seca no RN.

Na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, além da safra não ter vingado no inverno de 2014 e 2015, os principais reservatórios estão em estado crítico. A Barragem de Santa Cruz, em Apodi, que tem capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, está com menos de 30% de sua capacidade. A Barragem de Pau dos Feros secou.