Pages

domingo, 15 de novembro de 2015

#NotInMyName: muçulmanos protestam na rede contra ataques em Paris

Recuperando um marcador (hashtag) que ganhou vida na rede em 2014, muitos muçulmanos estão publicando mensagens de repúdio aos atentados em Paris incluindo #NotInMyName (Não em Meu Nome) em suas postagens, algo que poderia ser traduzido como “Não Me Representa”, palavras já adotadas por internautas no Brasil em várias situações de protesto.

A frase em inglês passou a ser amplamente divulgada quando um grupo de muçulmanos britânicos criou, em setembro de 2014, uma campanha e um vídeo criticando as ações do Estado Islâmico (EI). Homens e mulheres gravaram mensagens de rejeição aos atos dos terroristas.

“Porque seu líder é um mentiroso. Porque o que vocês estão fazendo não é humano. Porque minha religião promove a tolerância para as mulheres, e vocês não têm nenhum respeito pelas mulheres”, são alguns exemplos do que eles querem compartilhar em defesa do islamismo e para mostrar que atos do EI nada têm a ver com os preceitos de sua religião.

No sábado (14), os jihadistas do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelos ataques em série que mataram 129 pessoas na capital francesa na sexta-feira e deixaram mais de 350 feridos.

Ao reivindicar a autoria dos atentados, o EI disse que eles eram uma resposta à campanha da França contra os seus combatentes.

O grupo também divulgou um vídeo sem data em que um militante afirma que a França não viveria de forma pacífica enquanto participasse do bombardeio liderado pelos Estados Unidos na Síria.

Os EUA encabeçam a coalizão que tenta conter, com bombardeios, as ações e a expansão do EI, e a França tem promovido ofensivas sem pedir autorização ao ditador sírio Bashar al Assad.

O presidente François Hollande já havia classificado como um “ato de guerra” o que aconteceu no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.