Uma teoria forte, difundida na década de 70, para esta sincronização se basearia em uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Ou seja, se as mulheres menstruarem juntas, o período fértil também coincidiria, o que impede que um único homem engravide todas ao mesmo tempo.
Mas diversas pesquisas realizadas neste campo, no entanto, não encontraram qualquer evidência que explicasse a sincronia dos ciclos.
Segundo a Folha de S. Paulo, recentemente, pesquisadores resolveram investigar se a sincronização poderia estar atribuída à casualidade. Para provar a teoria, compararam dados, coletados durante seis anos, de ciclos de babuínos. Chegaram a duas conclusões: na primeira, o modelo seguia a ideia da "estratégia evolutiva", já a segunda, os padrões foram atribuídos ao acaso.
Embora estudos no futuro possam comprovar as bases científicas deste fenômeno, muitos pesquisadores permanecem céticos. "Talvez, o que a gente observa atualmente nada mais seja do que o acaso", diz Alexandra Alvergne, professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.