domingo, 15 de novembro de 2015

Agentes da vigilância ambiental realizarão vacinação anti-rábica em áreas rurais de Japi

A secretaria municipal de saúde, por meio da divisão de vigilância em saúde ambiental, irá realizar, de modo itinerante, somente nas áreas rurais de Japi, a vacinação anti-rábica animal. Por isso, a partir de amanhã (16), Pedra Preta será a primeira localidade a receber os agentes de vacinação. Na terça-feira (17), será a vez da comunidade Barra do Japi.

Na zona urbana a campanha começará a partir do dia 27 deste mês e se estenderá até o dia 11 de janeiro do próximo ano, podendo ser prorrogada. Serão feitas mobilizações nos bairros Alto São Sebastião, Alto Bela Vista e no centro da cidade.

Conforme dados repassados pelo o agente Andrê Marcel ao Blog Japi em Foco, a expectativa é que cerca de 2.700 animais sejam imunizados, entre cães e gatos de todo o município.

Informações sobre a raiva 

Segundo informações do ministério da saúde, a raiva é uma doença mortal, transmitida pela saliva de um animal doente, através de mordida, arranhão ou lambedura. Vários animais a transmitem, mas os principais são o cão, o gato e o morcego, que se alimenta de sangue. 

Se a pessoa for agredida por algum animal, deverá seguir as seguintes orientações: lave imediatamente o ferimento com água e sabão; procure um posto de saúde; não mate o animal. Prenda-o por 10 dias, longe do contato de outros animais e de pessoas; alimente-o normalmente e observe seu comportamento; informe ao posto de saúde como está o animal. A melhor maneira de evitar a raiva é vacinando os cães e gatos todos os anos. 

Para quem mora em área rural, é muito importante lembrar que o morcego, que ataca o gado, pode também atacar as pessoas e transmitir a raiva. Por isso, não deixe de ir urgente a um posto para fazer o tratamento, caso seja agredido por algum morcego. Isto porque o tratamento da raiva é preventivo, depois que a pessoa já começa apresentar a doença, não há cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.