Reportagem de Fernando Domingo na Tribuna do Norte desta quarta-feira mostra os números preocupantes da escalada do desemprego no RN, segue:
Com uma taxa de desocupação atingindo os 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o Rio Grande do Norte voltou a figurar negativamente em número de profissionais na força de trabalho brasileira, atrás apenas da Bahia, com taxa de 17% no período. Os percentuais são superiores à média nacional de 8,9%. Na Grande Natal, a número foi pior: 13,7%. Foi a maior registrada na área desde que os dados passaram a ser divulgados, no ano 2012.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, a realidade potiguar é pior quando comparada aos 10,5% de desocupados no trimestre de julho a setembro de 2014.
Em relação aos setores, houve redução de ocupação na construção civil, que viu a quantidade de pessoas ocupadas cair 18,6%, na agricultura, pesca e pecuária (-7,4%) e indústria geral (-1,2%), na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Houve aumento de pessoal em segmentos como alojamento e alimentação (22,2%), administração pública (11,6%), e comunicação (14,3%).
Pela Pnad, o Rio Grande do Norte teve resultado inferiores apenas ao Estado da Bahia, na taxa de desocupados. Em relação à região metropolitana, teve a terceira maior média negativa, com 13,7%, atrás da Grande São Luís (14%) e da Grande Salvador (17%). No caso de Natal, a variação foi a quarta pior do país, também com 13,7%, seguida de Macapá (13,9%), São Luís (14,7%) e da capital baiana (16,1%). No entanto, segundo o IBGE, a massa salarial média segue crescendo normalmente, com elevação de R$ 1.354 no terceiro trimestre de 2014 para R$ 1.434 no mesmo período em 2015.
Para acessar a reportagem completa, clique aqui: http://tribunadonorte.com.br/noticia/taxa-de-desemprego-cresce-e-a-recorde-na-grande-natal/330821
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.