terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Japi perde muitos de seus filhos


Na década de 90, Japi tinha uma população de seis mil e setenta e dois habitantes (6.072). Nos censos seguintes foi perdendo habitantes significativamente:

•      1991 = 6.072 habitantes.
•      1996 = 6.245 habitantes.
•      2000 = 6.328 habitantes.
•      2007 = 5.610 habitantes.
•      2010 = 5.522 habitantes.

Não tivemos acesso aos censos anteriores a 1991.


Por que a população de Japi vem diminuindo ao longo de sua história? A resposta é clara. Porque as pessoas mudaram para outros municípios. E por que as pessoas mudaram para outras cidades? Em busca de melhores oportunidades de vida, maior oferta de emprego e educação.

Um marco na história da região que fez com que muitos habitantes deixassem a zona rural foi a PRAGA DO BICUDO. Como sabemos a agricultura do algodão era muito forte em nosso município e foi atingida por essa praga e acabou sendo dizimada.

Os números mostram crescimento até a década de 2000. De lá pra cá, os censos mostram uma grande perda de habitantes em nossa cidade.

E você leitor não ache que apenas nossa cidade perdeu habitantes ao longo de sua história. Pelo contrário, a maioria das cidades do interior do Estado perde população. São poucas, como Passa e Fica que seu número de habitantes cresce. Das 167 cidades que formam o Rio Grande do Norte, apenas trinta, aproximadamente, cresce a população, principalmente as que formam a Grande Natal.

Qual será o futuro populacional de Japi? Creio que chegaremos a um ponto em que o número de habitantes se estabilizará (claro, se não houver uma grande mudança de destino, como uma grande tragédia, que venha fazer mais pessoas saírem, ou uma grande fortuna, que venha fazer com que muitas pessoas venham ao nosso município).

Dados extraídos do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.