segunda-feira, 10 de março de 2014

IESTEC/FAIBRA Abrem nova turma de pedagogia em Japi


Neste domingo (09/03/2014) foi realizada a aula inaugural da nova turma de Pedagogia no município de Japi-RN, promovida pelo IESTEC/FAIBRA, sob a coordenação da professora Patrícia Macedo

Em Japi já funciona uma turma de Pedagogia que entrou para o segundo ano com muita produtividade acadêmica. Agora, são duas turmas que, aos poucos, vão integrando o conhecimento científico com a realidade socioeducacional do Município, favorecendo ao crescimento no âmbito educacional de parte da população. 

A primeira disciplina da grade curricular foi Educação e Antropologia Cultural, ministrada pelo professor José Mário Dantas.

A professora Patrícia Macedo falou ao nosso blog sobre a grande satisfação em poder atuar como colaboradora do processo de construção do ensino e da aprendizagem, tanto em Araruna quanto no município de Japi-RN. Disse, ainda, que se sente feliz por saber que os frutos estão sendo colhidos, principalmente com a conclusão da turma de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (promovida pela FALC).

“Procuramos oferecer o melhor de nós, pois o IESTEC - Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão, em parceria com a FAIBRA – Faculdade Integrada do Brasil - tem importante missão para com os educandos dos Polos de Araruna e Japi: promover a educação como forma de transformação social”. Ressaltou a coordenadora Patrícia Macedo. 

Na oportunidade, a coordenadora Patrícia Macedo deu as boas-vindas aos novos alunos.

Veja a ementa da 1.ª disciplina da nova turma de Licenciatura em Pedagogia (Educação e Antropologia Cultural):



LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Polo: Japi-RN
Disciplina: Educação e Antropologia Cultural
Professor: José Mário Dantas da Costa
Período: 09 a 16 de março de 2014

PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA


EMENTA:

Antropologia e Educação: campos e abordagens: o caráter uno e plural da experiência humana; As diferentes formas de organização societária: o indivíduo, a cultura e a sociedade; A diversidade de culturas e o etnocentrismo. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas: a) sistemas culturais: religião, ideologia, educação; b) o multiculturalismo e a educação; c) imagens, símbolos e educação; d) ritos, rituais e práticas escolares; e) estudo dos grupos, das classes de idade e a escola; f) A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação.

 OBJETIVOS

GERAL: Entender a articulação entre Antropologia cultural e a Educação em todos os seus âmbitos, recortando a educação formal como eixo problematizador.

ESPECÍFICOS:

-  Identificar conceitos básicos do conhecimento antropológico e sua importância para o estudo do fenômeno educacional
- Problematizar  pesquisas de cunho etnográfico acerca da  formação de professores.
- Posicionar-se criticamente no âmbito da educação e diversidade cultural nos saberes e fazeres pedagógicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Pré-História da Antropologia

1.    Introdução
2.    Pré – história da Antropologia
3.    A invenção do conceito de homem
4.    Os pesquisadores – eruditos do século XIX
5.    Fundadores da Etnografia

UNIDADE II -  Cultura – Conceitos Básicos e Perspectivas Principais

1.    Homem, cultura e sociedade
2.    Cultura e construção social
3.    Cultura de massa: Industrialização Cultural

UNIDADE III -  Cultura na construção dos indivíduos (As Identidades) Cultura
Estruturante

1.    A Identidade Cultural na Pós – Modernidade
2.    A identidade como valor
3.    Raça e identidade
4.    Preconceito, estereótipos e discriminação
5.    Identidades Socioculturais e a Realidade brasileira
6.    Tentativas de se construir um caráter de identidade nacional
7.    A Imigração das ideias: Onde tudo começou

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

 Os conteúdos programados serão desenvolvidos através de:
1.    Leituras de textos especificados
2.    Aulas expositivas
3.    Discussões em classe sobre temáticas e/ou filmes destacados.
4.    Seminários
5.    Formação de GT’s – Grupos de Trabalho


RECURSOS
Data show, livros, artigos, capítulos de livros, etc.
  
AVALIAÇAO

A avaliação da aprendizagem do aluno será desenvolvida considerando-se: a) frequência e participação nas aulas; b) realização das atividades solicitadas.
           
  Redação.




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