quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Em entrevista ao site PT na Câmara, Senadora eleita Fátima Bezerra afirma que venceu “oligarquia” no RN

Dona de uma votação expressiva no Rio Grande do Norte (54,84%), a nova senadora do PT, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) realizou um feito histórico nas eleições de 2014: derrotou uma aliança gigantesca, que reuniu 18 partidos. Além de um aparato midiático e financeiro, sua adversária na disputa aliou-se a todos os poderosos da política do RN.  “Ao longo da minha vida pública, esta foi à eleição mais desafiadora.

Fátima Bezerra é a primeira senadora eleita no RN
 vindo representar as classes sociais
Foi a disputa de caráter mais desigual que eu e meu partido já enfrentamos”, contou. Ao fazer leitura do pleito e adiantar ao PT na Câmara as prioridades do novo mandato, ela enfatizou: “a maioria da população do RN ao me dar essa votação expressiva, 808.055 mil votos, não só me fez sua representante no Senado, mas exerceu um protagonismo de eleger, pela primeira vez, uma mulher de origem popular para representá-los no Senado Federal”.

Paraibana de Nova Palmeira, Fátima Bezerra emigrou ainda adolescente para Natal e lá se graduou em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da rede pública, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação em duas ocasiões, além de ter contribuído com a fundação do PT e da CUT no estado. Em 2002, foi eleita deputada federal e reeleita em 2006 e 2010. Na Câmara foi relatora da lei do Fundeb e do Plano Nacional de Cultura, além de ter sido uma das idealizadoras do Piso Salarial do Magistério.

“No Rio Grande do Norte ainda há uma presença muito forte das oligarquias políticas. Portanto, historicamente, o Senado sempre foi ocupado por representantes desse setor, de políticos de carreira ou daqueles com forte poder econômico.

“O protagonismo político que o povo do RN imprimiu à minha vitória, quebra essa hegemonia, rompe esse ciclo, quebra paradigmas porque pela primeira vez o estado elege uma professora de origem modesta, uma militante política. Portanto, pela primeira vez, vem representar o povo do RN alguém que não é oriundo das oligarquias, que não tem sobrenome tradicional. Vem uma militante política oriunda das lutas sociais, das lutas populares.

Com informações de Benildes Rodrigues/PT Na Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.