quarta-feira, 8 de abril de 2015

Relações Institucionais será extinta e governo ficará com 38 ministérios

Com a transferência da articulação política para a vice-presidência da República, a presidente Dilma Rousseff extinguiu a Secretaria de Relações Institucionais nesta terça-feira (7). Dessa forma, o governo passa a ter 38 ministérios.

"A incorporação de todas as funções [da SRI] passam administrativamente para a vice-presidência", confirmou Aloizio Mercadante (Casa Civil) após a reunião da presidente Dilma Rousseff com os presidentes e líderes de partidos da base aliada.

Na reunião, Dilma anunciou a transferência para o vice-presidente Michel Temer das atribuições da articulação política do governo. Em nota oficial, divulgada após a reunião, confirmou a demissão do ministro Pepe Vargas da Secretaria de Relações Institucionais. Na nota, ela agradeceu "o empenho, a lealdade e a competência do ministro Pepe Vargas, que deixa o cargo".

De acordo com Mercadante, a avaliação do governo é de que Temer é a pessoa indicada para o cargo neste momento por ter trânsito dentro do PMDB, do qual é presidente, e com outros partidos da base aliada. 

O ministro fez questão de destacar que o modelo adotado agora já existe em outras democracias. "Não temos esse modelo institucional mas tivemos essa solução política", disse.

A transferência de funções e a extinção da pasta foram decididas nesta terça após a recusa do ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) de substituir Pepe Vargas. O petista não tem futuro definido ainda, mas segundo Mercadante, pode assumir outro cargo no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.