Novo programa do governo federal disponibiliza auxílio para pessoas de baixa renda e sem emprego tirarem sua carteira de habilitação e assim ter algo a mais na hora de brigar por uma vaga de emprego no mercado atual. Saiba abaixo informações completas sobre o programa CNH Social, estados aonde ele já esta funcionando e também como se inscrever:
O Governo Federal busca atender todas as camadas da população brasileira, especialmente aqueles que vivem na margem da pobreza e, por não disporem de condições básicas necessárias para o desenvolvimento humano, são auxiliados por programas sociais que visam além da integração social, capacitação profissional, para que assim essas pessoas possam integrar o mercado de trabalho com dignidade. Por meio do programa Carteira Nacional de Habilitação Social, os Governos Estaduais oferecem a capacitação para pessoas que estão dentro de um perfil do programa, onde falaremos a seguir, e com isso trabalhar com sua carteira de motorista.
E parando pra pensar, não são todos os brasileiros que tem condições financeiras para tirar uma CNH. Considerando que o salário-mínimo federal está perto dos 800,00 reais, e considerando também que para tirar uma carteira de motorista custa em média 1,200,00 reais, dá para perceber que é muito dificil para o cidadão brasileira conseguir sua carteira de habilitação.
Como dito anteriormente, o programa é focado em pessoas que estão em condições sociais delicadas, como por exemplo ex-presidiários que por conta de erros do passado não consegue um emprego hoje em dia, ou então pessoas que vivam em uma família cuja renda per capita não passe de 02 salários-mínimos federais. Estudantes da rede pública também estão na lista de pessoas beneficiadas pelo projeto. Para integrar o CNH social, o primeiro passo a der dado é entrar no endereço eletrônico do DETRAN de sua região. Se você for do Rio de Janeiro, terá que entrar no site DETRAN RJ, por exemplo. Feito isso, procure a opção CNH social ou pesquise o termo no campo de busca.
É possível tirar as carteiras A (para motocicletas), B (carro, carteira padrão) e C (para caminhões pequenos e veículos mais pesados que o carro); Caso haja dúvidas, visite uma unidade do DETRAN com uma cópia do seu CPF e RG, comprovante de renda e de residência.
Arrumando um emprego melhor através da CNH Social
Além da capacitação como motorista, o programa ainda oferece outra oportunidade muito importante, especialmente para quem está desempregado: a de arrumar um emprego com uma boa remuneração salarial. É possível trabalhar como vendedor, repositor, officeboy, motoboy, entregador em pizzarias, lanchonetes e restaurantes ou, melhor ainda, trabalhar por conta própria.
Muitas empresas procuram por funcionários habilitados pois esse tipo de profissional está escasso hoje em dia, e possuir uma CNH pode ser a diferenciação necessária para você conseguir um emprego que realmente pague bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.