Terra - A China está preparando o lançamento de quatro satélites de pesquisas, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), que serão enviados ao espaço no final deste ano e em 2016.
O primeiro satélite participará da busca da chamada “matéria escura” do Universo e se prevê que seja lançado no final deste ano, segundo informou a agência estatal “Xinhua”, citando Wu Ji, diretor do Centro Nacional de Ciência Espacial da China.
O satélite terá os dispositivos mais sofisticados criados até agora para observar a direção, energia e carga elétrica das partículas de alta energia na busca da “matéria escura”, que não pôde ser observada diretamente mas cuja existência se deduziu de seus efeitos.
Além disso, durante 2016 China enviará ao espaço um satélite equipado para realizar experimentos sobre ciência quântica, assim como outro que levará a bordo um telescópio de raios X de baixo comprimento de onda, os chamados “raios X duros”.
Este dispositivo permitirá estudar os buracos negros, as estrelas de nêutrons e outros fenômenos com grandes emissões de raios X e gama.
O último satélite científico que o gigante asiático lançará ao espaço no próximo ano terá um laboratório recuperável no qual se realizarão 19 experimentos sobre biologia, radiação e física de fluidos em condições de microgravidade.
“A China é a segunda maior economia mundial e um importante ator no espaço. Não só devemos usar o conhecimento sobre o espaço, mas também ser um criador desse conhecimento”, afirmou Wu.
Na último década, a China lançou ao espaço astronautas e enviou várias sondas à órbita da Lua, além de uma que levou à superfície lunar o veículo cientista “Yutu” em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.