domingo, 22 de novembro de 2015

Estado divide pagamento do Garantia Safra em duas regiões e agricultores do Trairi não sabem quando receberão benefício

O governo do estado efetuou pela metade o pagamento referente à contrapartida estadual do programa Garantia Safra. Com isso, os agricultores de diversas regiões potiguares, inclusive o Trairi, ainda não receberam a primeira parcela do programa.

Desde o último dia 17, agricultores da área 1 do estado, Oeste e Seridó, já estão recebendo o pagamento. Mas, os agricultores da área 2, que são do Trairi, Potengi, Agreste e região central, ainda não estão recebendo o pagamento.

Isso por que, desde o ano passado, a gestão Rosalba Ciarlini dividiu o estado nestas regiões para que a contrapartida dada pelo estado para o pagamento do benefício fosse dividida, diminuindo o impacto gerado pelos recursos.

No Garantia Safra do ano passado, os agricultores da área 2 só começaram a receber o pagamento em fevereiro deste ano. O governo Robinson Faria não anunciou quando será feito o aporte para que o pagamento seja iniciado.

Em Japi, a prefeitura já cumpriu com sua contrapartida e aguarda que o Estado faça o mesmo o mais rápido possível.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para agricultores familiares localizados na região Nordeste, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

A prefeitura de Japi aguarda a sensibilidade do governo do Estado para que o pagamento seja feito ainda este ano, garantindo o recebimento do benefício por parte dos agricultores mais carentes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.