Diante do alarme gerado por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, alguns médicos têm receitado vitaminas do complexo B como alternativa para afastar mosquitos. A indicação se baseia na hipótese de que, após a ingestão das substâncias, a pele exalaria um cheiro que espantaria insetos –principalmente o transmissor de dengue, chikungunya e zika, este último associado à microcefalia em recém-nascidos.
Para especialistas, não há evidências nem de que a estratégia funcione nem de que ela cause efeitos colaterais. “Tem lógica, mas não comprovação científica”, afirma Rodrigo Castro, ginecologista e professor da Universidade Federal de São Paulo, à Folha de São Paulo. “Muita gente receita, mas já tive várias pacientes gestantes que tomaram altas doses de complexo B e ainda assim pegaram dengue”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.