Soldados do Exército paquistanês resgatam pessoas da Universidade de Bacha Khan na sequência de um ataque de militantes em Charsadda |
Um ataque de militantes do Talibã na Universidade Bacha Khan, em Charsadda, no Noroeste do Paquistão, matou pelo menos 21 pessoas nesta quarta-feira. Fontes de segurança disseram que o número de mortos pode subir. O jornal “The Guardian” apontou 30 vítimas fatais.
Segundo a Agência France-Presse, quatro agressores foram mortos, informou o Exército. Tiroteios e explosões foram ouvidos enquanto guardas de segurança enfrentavam os militantes. Há relatos de que quatro homens armados vestiam coletes suicidas.
Um porta-voz da equipe de resgate, Bilal Ahmad Faizi, disse que 19 corpos foram recuperados, incluindo de estudantes, guardas, policiais e pelo menos de um professor, identificado pela mídia como Syed Hamid Husain. Muitos dos mortos foram aparentemente baleados na cabeça, mostraram imagens de TV.
Umar Mansoor, um comandante do Talibã paquistanês e o mentor de um massacre de estudantes em dezembro de 2014, reivindicou a responsabilidade pelo ataque e disse que quatro de seus homens estavam envolvidos.
Os homens armados atacaram enquanto a universidade se preparava para um recital de poesia na quarta-feira à tarde em comemoração ao aniversário da morte de Khan Abdul Ghaffar Khan, um popular ativista independentista do grupo étnico Pashtun e que deu nome à Universidade.
ATIRADORES DISPARARAM EM SALAS DE AULA
Os militantes aproveitaram a neblina para escalar os muros da Universidade Bacha Khan, na província de Khyber Pakhtunkhwa. Em seguida, entraram em prédios e abriram fogo contra os alunos e professores em salas de aula e em alojamentos, disse a polícia.
Estudantes relataram à mídia local que viram vários jovens armados com AK-47 invadindo o alojamento universitário onde muitos estudantes estavam dormindo. Inaugurada em 2012, a escola tem cerca de três mil alunos.
— Os professores nos disseram para sair imediatamente. Algumas pessoas se esconderam no banheiro — relatou um estudante não identificado a um canal de notícias a partir de uma cama de hospital em Charsadda.
No ataque de dezembro 2014, homens armados do Talibã mataram 130 alunos em uma escola de gerência militar nas proximidades de Peshawar. Charsadda fica a cerca de 50 km da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.