Acordar cedo para trabalhar pode ser prazeroso para alguns, mas já há estudos que defendem a turma que não gosta de trabalhar antes das 10h da manhã.
Paul Kelley da Universidade de Oxford (EUA) afirma que trabalhar 09h é simplesmente um tortura para o nosso corpo que precisa seguir “cronômetros” biológicos. Segundo Kelley, esses “cronômetros” são chamados de “ritmos circadianos” e são ciclos geneticamente pré-programados que regulam os nossos níveis de energia, as atividade das nossas ondas cerebrais e a produção hormonal.
Kelley defende que não podemos aprender a acordar de forma forçada em determinado horário porque o fígado e o coração têm padrões diferentes e não podemos pedir para que eles mudem seus funcionamentos em duas ou três horas. O ritmo humano evolui com torno da luz solar e não com base em trabalho. Aí ele bate forte nos empregadores dizendo que a jornada de 8 horas surgiu apenas no final do século 18 e foi projetada apenas para maximizar a eficiência. Ui. Ok. É verdade.
Teoricamente, a tendência é que cada vez mais trabalhos repetitivos sejam feitos por máquinas, enquanto a parte estratégica fique com as pessoas.
A pesquisa
Kelley realizou um estudo em 100 escolas britânica. Alguns alunos mudaram o turno das 8h30 para as 10h. As notas desses alunos melhoraram em torno de 19%.O pesquisador recomenda que as escolas e locais de trabalho repensem os horários de entrada para que se conserve a saúde e a produtividade das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.