sexta-feira, 23 de agosto de 2019

UM DOCUMENTÁRIO REAL E ATUANTE!!!


UM DOS PRINCIPAIS PRECURSOR, IDEALIZADOR E REALIZADOR DE MUITOS EVENTOS CULTURAIS DA ATUALIDADE DO MUNICÍPIO, QUE SEGUNDO MUITAS PESSOAS AFIRMAM, “OS EVENTOS REALIZADOS POR ESSA PESSOA JÁ PODEM SER CONSIDERADOS LEGADOS PERMANENTES DE UM FILHO DA TERRA CONTEMPORÂNEO NOSSO”. TRATA-SE DO PROFESSOR E ESCRITOR EDSON BATISTA, UMA DAS PESSOAS MUITO INTELIGENTE, INFLUENTE, DE MUITAS ATITUDES COM BOAS AÇÕES SOCIAIS, COM PRESENÇA CONTÍNUA NO MEIO DE TODOS, PREPARADO E QUALIFICADO, QUE VEM DESENVOLVENDO A CIDADE COM AÇÕES PERMANENTES.

VEJAM NOS VÍDEOS, COM REFLEXÃO, ALGUNS DOS PRINCIPAIS EVENTOS QUE ELE JÁ DEMONSTROU E QUE JÁ É UM LEGADO PARA NÓS. VALE APENAS RECORDAR:

(1)   - Em 2000 ele idealizou fazer um desfile grande em Japi. Para isso, ele teria que ter em suas mãos uma banda, tendo em vista que em Japi, nessa época não havia instrumentos musicais, porém, ele conseguiu. Foi a primeira banda marcial que chegou à cidade. “A BANDA MARCIAL DO PROFESSOR, MÚSICO E MAESTRO, EDSON BATISTA”.    (Doada pelo então prefeito do município, no ano de 1999).
Junto com colegas professores ele conseguiu realizar seu sonho: Fazer o maior desfile cívico da história do município até o então.
Foi a primeira vez que num desfile cívico em Japi contou com a participação estudantil, em massa. Quando pela primeira vez, desde que a localidade passou a ser município, as escolas (urbanas e rurais) participaram. Todas com alegoria estilizadas representando as culturas da localidade.

VEJAM VÍDEO: O DESFILE DE 2000.
  
(2)   - Foi o principal idealizador de festas de concluintes com bandas de grandes portes. Nos anos de 1998 (montagem) e 1999 (grafite). Isso foi um grande desafio para ele, trazer essas grandes bandas a Japi naqueles dias para animar apenas festas de colação de grau. Edson inseriu essas bandas nas séries de 8ª séries do ensino fundamental e 3º anos do ensino médio, cujas faziam grandes sucessos na época no Brasil, as quais eram muito requisitadas pela população. VEJAM VÍDEOS COM GRANDES BANDAS DO ENTÃO:
(Montagem e grafith).

BANDA GRAFITH
(3)   - Em 1995 Edson idealizou e realizou o 1º torneio esportivo de Japi. Em setembro de 1996 em plena campanha política ele doou 5 ternos para jovens atletas e organizou um grande torneio no rio Jacu, perto da ponte. Quem participou vai lembrar. Os vídeos ainda vão ser reproduzidos, então todos verão. O professor Edson ainda continua ajudando o esporte da cidade. Veja o último terno que recentemente ele doou aos jovens moradores da rua Manoel Jerônimo (Rabo da Gata) e do Alto São Sebastião (Capela).
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, shorts e atividades ao ar livre


(4)   – Em 1996 Edson Batista idealizou e realizou com seus próprios recursos a 1º festa de comemoração à Emancipação Política de Japi/RN. Ele introduziu no evento várias brincadeiras como: Torneio de futebol, Pau de sebo, quebra panela, corrida de jegue, corrida de saco, atletismo, festa com bandas e outros mais. Ele foi o pioneiro nesta modalidade comemorativa de Emancipação Política daqui.
Obs: A festa que vai ser apresentada no vídeo a seguir contou com o apoio da prefeitura, na gestão do então prefeito do ano 2000.

 VEJAM O VÍDEO!


(5)   – Edson foi o precursor, idealizou e realizador das primeiras viagens com estudantes á Natal, cujas tinham como principais objetivos aprimorar e complementar o aprendizado teórico dado aos alunos nas escolas. No vídeo que você vai assistir, você verá ele levando um ônibus cheio de alunos aos principais centros culturais da capital do RN. Os locais visitados foram: Aeroporto Augusto Severo, museu Câmara Cascudo, Forte dos Reis Magos e praia de Ponta Negra.


(6)   – Edson foi o primeiro japiense a trazer e fazer filmagens de eventos na cidade como prova os vídeos que vocês assistiram no início do texto. São muitas filmagens que ele realizou na cidade como casamentos, aniversários, eventos esportivos, festas, velórios e outros mais. À exemplo, ele fez uma grande filmagem com a grande poetiza Francisca confessor, foi um relatório completo da vida dela, também, um relatório completo da vida do saudoso Antônio Martins dos Nascimento (Antônio Branco o pai do professor Maciel), e outros como: Chicão, Nunes, Expedito Sobrinho, Luiz Paulino, Vicente Paulino na serra Grande, com Bajau, Mané Preto e tanto mais.

(7)   – O HINO DO MUNICÍPIO--Foi o músico Edson Batista quem mudou o ritmo de um xote-baião, para o ritmo macha, quando uma colega professora que também fez parte da composição da música do hino apresentou e cantou a referida música para ele ouvir na hora da criação da melodia do hino do município. O músico deu mais vida a melodia quando criou o refrão da música do hino, no qual aumentou cinco notas musicais e um acorde musical, tendo em vista que no xote apresentado a ele não tinha refrão. Portanto, ele é um dos autores da música do hino do município segundo a ata aprovada por todos os professores envolvidos na construção do hino no dia da criação e também segundo a Lei Municipal de 97, que veio posteriormente e eternizou todos os referidos fatos. Isso, para não deixar nenhuma dúvida quanto a matéria exposta. Isso ocorreu na Casa Legislativa, quando ali reunidos, todos os professores que fizeram parte do projeto disseram que todos os fatos eram verdadeiros e aprovaram pela 2 vez na Câmara Municipal a referida ata, cuja foi lida por Hernandes César. Vale dizer que a Câmara de vereadores também aprovou tudo na íntegra, na presença de todos os professores quando não ouve nenhuma contestação contrária e nenhuma observação. Hoje é Lei oficial na Câmara e no Município.
(8)   – Foi Edson Batista quem idealizou e escreveu o primeiro livro de Japi-RN, cujo é a maior fonte de riqueza cultural em forma de escrita. O livro apresenta toda a história da formação e estruturação do município em toda a sua esfera, desde a época colonial até os dias atuais numa linguagem clara e objetiva e é a maior fonte de pesquisa para os estudantes e qualquer pessoa que queira saber algo sobre a história e a cultura do município. 
VEJA O LANÇAMENTO DO LIVRO:
(9)   – Foi o professor Edson que idealizou e está executando um projeto de arborização nas praças da cidade com pés de mangueiras, cujo, hoje tem total apoio da população e de autoridades judiciárias do Estado que estão acompanhando por redes sociais o trabalho do professor, que vem recebendo muitos elogios por parte delas, tendo em vista que a população participa da execução deste lindo projeto ambiental e nutricional na cidade, inclusive as crianças que são educadas e incentivadas a proteger o meio ambiente. 

VEJAM VIDEOS

(10)- NÓS ACREDITAMOS QUE ESSA PESSOA PODE FAZER MUITO MAIS PELO MUNICÍPIO UMA SOCIEDADE SÓ PODERÁ SE DESENVOLVER COM PESSOAS PREPARADAS, CRIATIVAS E QUE ESTEJA DESPOSTA A SERVIR A TODOS!!! “”UM SER SOCIAL. ”” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.