quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A CRÔNICA DAS CAI-BEIRAS E O CANTO DOS PÁSSAROS

Autor Professor e Historiador Edson Batista dos Santos.

Essa crônica teve seu início há um ano atrás e foi concluída no dia 20/03/2023 e será lançada na próxima semana nas escolas estaduais da cidade.

         Essa crônica vai descrever detalhadamente toda a trajetória de vida de duas “cai beiras”, que são sem sombra de dúvida, as maiores e mais lindas árvores que atualmente existe na cidade de Japi/RN. Tanto é, que hoje, essas belas cai-beiras são consideradas por quase toda a população local, como as principais vitrines da cidade e também, os mais belos cartões postais naturais desta localidade.

         Vale salientar também, que esse texto, em sua íntegra irá mostrar ao leitor, por via de uma linguagem simples, coloquial e transparente, a existência, a resiliência, a brilhante, a importância e a majestosa potência dessas duas grandes árvores nativas da caatinga nordestina brasileira, que hoje fazem parte do conjunto de árvores de grandes portes que existem dentro da nossa cidade.

Convém ainda descrever nesse texto, que segundo um informante, desde que a cai-beira mais velha foi vista pela primeira vez por olhos humanos (por um homem que tem o nome de Ubaldo Borges de Lima), quando ainda, ela era muito pequenina e muito frágil, quando tinha apenas três folhinhas, enquanto lutava para sobreviver, exposta sobre a areia seca do rio Jacu e, sob os fortes raios de um sol escaldante aonde nascera e aonde estava sustentada por frágeis raízes fixadas numa pequena porção de massapê, a plantinha já demonstrava-se muito atraente, linda e deslumbrante. Embora tenha sido encontrada em meio a esse típico contexto físico, natural e clima semiárido, quando aqui já era verão, não havia mais chuva e as águas que dias atrás correram no meio do grande rio Jacu já tinham desaparecidas, foi exatamente em meio a tudo isso que surgiu a pequena cai-beira.

         Além de apresentar o contexto físico e natural que foi descrito no parágrafo anterior, essa crônica irá também mostrar o modo como a cai-beira foi arrancada da areia do referido rio, como e em que ela foi transportada para um outro lugar no qual até hoje ainda continua crescendo, que lugar é este, cujo serviu para acolher, alimentar e proteger a nova moradora (a pequena cai-beira que fora encontrada no rio Jacu e, que logo depois foi levada para outro lugar, no qual ela fora plantada, cresceu e vive até hoje), quem a plantou, quem cuidou dela durante alguns anos, e agora, depois que a cai-beira cresceu, você poderá conhecer e comprovar o quão é importante este ser vivo (a cai-beira) está entre nós. Como ela se tornou tão generosa e gentil, apreciar o modo e a franqueza como ela acolhe de braços abertos as aves do céu que lá se aconchegam para dormirem e, para que ela tanto serve atualmente a nossa comunidade. 

          Para conhecer e compreender com mais detalhes tudo que foi citado na introdução desse texto, especificamente o que foi descrito nos dois parágrafos anteriores a este e, ter uma plena convicção de que tudo são fatos reais e verdadeiros leiam atenciosamente tudo que está relatado no referido texto, em sua íntegra, porque certamente, nele você encontrará importantes informações sobre a cai-beira que estou me referindo.

         O texto informará também quem são as personagens humanas, os espaços, o tempo, toda a trajetória de vida da cai-beira com seus mistérios e camuflagem, partindo do início de sua bendita aventura, quando ela foi encontrada no rio Jacu, como viveu todo esse tempo, até os dias atuais, incluindo todos os fatos que aconteceram até aqui.

         Nessa crônica o leitor irá perceber e identificar a participação de automóveis, objetos e elementos da natureza que fizeram parte na composição dessa importante história.

          Para isso, vale salientar, que foi necessário buscar informações, principalmente de pessoas que participaram de forma direta e indiretamente dessa história, porque, evidentemente são elas quem podem testemunhar com mais eficácia e tirar qualquer dúvida. Para tanto, procuramos Ubaldo Borges de Lima, porque hoje, pelo que temos conhecimento, ele foi e ainda é uma das principais personagens humanas dessa história que estou vos escrevendo, que pode testemunhar e informar realmente como tudo se deu, haja vista, que ele participou diretamente dos eventos e de todos os fatos que ocorreram no início dessa história, a partir do momento em que a cai-beira foi encontrada no rio.

           Para entender melhor essa crônica que estou vos escrevendo, vale salientar, que o envolvimento do informante Ubaldo Borges de Lima nessa história se deu num contexto, em que estava sendo construído o prédio do posto de Saúde em nossa cidade. E, para tanto, Ubaldo Borges e outros colegas que também estavam trabalhando na construção da referida obra, quando os mesmos pegavam areia no rio Jacu e levavam para o muro do prédio do posto de saúde que acabara de ser construído naquele ano.                                             

            Nos dias em que estavam construindo o posto de saúde, Ubaldo dirigia um trator que pertencia ao então prefeito da cidade, Francisco Adésio de Medeiros (Neno Medeiros) e, os outros colegas trabalhavam “paleando areia” (enchendo a carroceria do trator de areia).

           Vale dizer, que segundo Ubaldo borges de Lima havia mais de um trator carregando areia e. ele era um dos motoristas de um dos tratores que trabalharam carregando areia para o muro do referido posto de saúde, na nossa cidade. Lugar esse, aonde um dia a pequena cai-beira fora plantada, cresceu e se encontra viva.

           Ainda, segundo Ubaldo Borges de Lima foi ele mesmo quem trouxe a pequena cai-beira do rio Jacu e a plantou no muro do referido posto de saúde. Fatos esses que serão esclarecidos com mais ênfase e com mais detalhes em parágrafos posteriores. Então, diante dessas evidências, não há dúvidas, que ele (Ubaldo) é hoje, o principal informante. E mais, volto a repetir, que ele assegura com persuasão, que foi ele mesmo quem plantou a referida cai-beira no muro do posto de saúde de Japi, que fora construído em 1978, durante a gestão do então prefeito de Japi, Francisco Adésio de Medeiros (Neno Medeiros), como já foi citado antes.


          Convém dizer, que tudo que estou escrevendo nessa crônica são informações que obtive depois de vários encontros e conversa que tive com Ubaldo borges de lima e também com outras pessoas, inclusive algumas delas também participarem dos fatos contidos nessa história, cujas relatam com muitos detalhes a vida da cai-beira que fora trazida do rio Jacu e plantada no muro do posto de Saúde.

         O primeiro encontro que tive com Ubaldo Borges de Lima em que tratamos sobre o assunto da cai-beira se deu em maio do ano de 2018. Na ocasião ele revelou a mim toda essa história, a qual escrevi cautelosamente. Agora, quem quiser conhecer a real e misteriosa história de vida dessa cai-beira é só ler esta crônica.

          Convém orientar também, que se por acaso alguém tiver alguma dúvida ou qualquer questionamento a respeito dessa história é só procurar o conterrâneo Ubaldo Borges de Lima, pois, ele mora na rua Manoel Medeiros, esquina com a rua Manoel Medeiros Filho, vizinho a casa do autor e escritor desta crônica, Edson Batista dos Santos, que também reside de frente para a praça Central de Japi, ao lado da Igreja Católica e de frente para a cai-beira. 


 Por meio de informações que chegaram até a mim, no período em que se deu esse episódio, Ubaldo Borges de Lima estava trabalhando num dos tratores da prefeitura de Japi como já foi citado em parágrafo anterior. Ele dirigia esse automóvel carregando areia do rio Jacu para dentro do muro do primeiro posto de saúde que acabara de ser construído no município de Japi/RN, fato esse que se deu no ano de 1978. 

          Ainda em 2018, eu e o primo Ubaldo Borges de Lima voltamos a conversar. Desça vez, a nossa fala aconteceu no mês de junho. Nessa ocasião o primo disse a mim quase tudo que eu queria saber a anos atrás, a respeito daquela extraordinária árvore (a cai-beira). Ele esclareceu e revelou quase todos os detalhes a cerca dessa história os quais tiraram de mim muitas dúvidas e muitas curiosidades que eu tinha a respeito da existência da referida árvore, a começar do dia em que ele a encontrou no rio Jacu, decorrendo anos a anos até aquele dia em que estávamos conversando. Naquela oportunidade Ubaldo Borges falou também do contexto e dos fatos que ocorreram com a caibeinha no trajeto que fizeram com ela, do rio Jacu para o muro do posto de saúde. Começando pelo encontro em que ele teve com ela (a cai-beira) no referido rio, como arrancou-a, como protegeu-a e como levou e plantou-a no muro do posto médico. Ele disse ainda que logo que encontrou a plantinha, algo estranho e comovente contagiou seu ser.

          Leiam atentamente parte da fala de Ubaldo Borges de Lima, quando emocionado ele falou para mim sobre o estado em que se encontrava a cai-beira no momento em que a encontrou: “Logo que me encontrei com a arvorezinha ela só faltou falar literalmente comigo. E eu, me senti totalmente apaixonado por quela recém nascida plantinha. Foi “amor à primeira vista”. Naquele instante, na beira do rio Jacu, aos meus olhos ela se apresentou muito linda, atraente, com uma esplêndida e encantadora folhagem verdinha e brilhosa, que embora fossem apenas três folhas, elas se moviam de um lada para o outro, dançando em torno delas próprias fixadas no caule da plantinha. Eram as folhas sacudidas pela a ação do vento que fazia com que elas batessem uma na outra. Assim, o som que surgia derredor da plantinha parecia uma música tocada e harmonizada pela ventania. Com as folhas molhadas pela brisa da noite, a plantinha aparecia iluminada pelos reflexos dos raios solares que começavam a despontar no horizonte. Ela (a pequena cai-beira) demonstrava estar muito feliz e rindo como se soubesse que naquele momento acabara de ser concretizado o seu feliz destino, que era sair dali, e que ia ser levada por seu protetor para um lugar aonde viveria cercada, bem alimentada e protegida, até crescer, florescer dá frutos e viver até a sua velhice fora do alcance de predadores, tranquila, segura, zelada e cuidada, por um homem muito bom (Vicente Paulino), sabendo (a cai-beira) que ia servir a comunidade e ser homenageada pelos homens de boa vontade”. 

          De fato, referente ao que foi manifestado na fala de Ubaldo Borges no parágrafo anterior, não vejo nem um motivo para contestação pois, sabemos que tanto os animais como as árvores possuem instintos naturais capazes de saberem antecipadamente algo que possa acontecer com eles e com quase tudo ao seu redor. É só observar detalhadamente o comportamento de alguns seres naturais como: das formigas, das abelhas, dos pássaros, das árvores do campo e outros elementos da natureza como: o sol, a lua as estrelas, a temperatura o vento e muitos mais. Isso, se preciso for, para entender melhor tudo o que foi citado na fala do conterrâneo Ubaldo Borges de Lima.

          Outra informação muito importante. Naquele mesmo dia e hora, quando ainda eu falava com Ubaldo Borges de Lima, ele me disse que no momento em que avistou a cai- beira pela primeira vez (quando ela ainda vivia na areia do rio Jacu), pensou que era um pé de mangueira. E, talvez, tenha sido esse, o motivo que o emocionou de tal maneira a ponto de sua mente ter sida tomada pelo um forte desejo de levar aquela pequena plantinha para a casa dele. Assim, não contendo a emoção, ou talvez por força do destino, ele tenha sido mesmo o escolhido pelo Deus Criador e Protetor das árvores, para executar aquele nobre projeto, que era trazer a plantinha do rio e plantá-la na areia do muro do posto de saúde, aonde ali já havia um lugar preparado por Deus para a pequena cai-beira viver fora do alcance de qualquer perigo ameaçador, fato esse que parece ser sobrenatural e divino. De fato, aquela grandiosa ação de Ubaldo (ao trazer, proteger e plantar a cai-beira no muro) foi e é muito significante e importante para nós japienses.


 

Aliás, sabe-se que o saudoso Vicente Paulino tratava a plantinha como se fosse uma filha dele.

          Vale esclarecer, que naquele tempo, Vicente Paulino da Costa prestava serviços diariamente naquele posto de saúde. Ele era um funcionário público pertencente a rede estadual na área da saúde. Ele foi o primeiro “empregado” a ser contratado para exercer a função de ASG no referido posto de saúde de Japi. Isso se deu no ano de 1978. Nesse local, ele trabalhava de: zelador, servente e vigilante.

          Para tanto, convém dizer que quem conseguiu esse emprego para ele foi o então prefeito de Japi, Francisco Adésio de Medeiros (Neno Medeiros). 

          Veja nas palavras do informante Ubaldo Borges de Lima, ele explicando com mais detalhes o motivo pelo qual se envolveu na história de vida da “cai-beira”: -“Após ter concluído a referida obra (a construção do prédio do referido posto de saúde), o então prefeito Francisco Adésio de Medeiros (Neno Medeiros) mandou encher de areia todo o espaço que componha a área do muro do referido prédio. A areia foi transportada do rio Jacu para o muro do prédio dentro de carroceria de dois tratores, cujos pertenciam ao referido prefeito e a prefeitura e, os motoristas desses automóveis eram eu e Manoel tratorista”. Nesse tempo, eu prestava serviço a prefeitura de Japi, haja vista, que eu era motorista, então, por esse motivo fui designado a dirigir um dos tratores. E, portanto, foi numa das viagens que fiz ao rio para pegar areia que encontrei a recém-nascida plantinha (a cai-beira). Lá, naquele lugar, ela se encontrava solitária e lutando para sobreviver na vastidão de areia do rio Jacu.  

         Um dia, Paulo Manco, que foi um dos que também naquele tempo, juntamente com Ubaldo e outros colegas trabalharam enchendo as carrocerias dos tratores que transportavam areia do rio Jacu disse a mim que havia um caminhão que também carregava areia do rio Jacu para o muro do posto de Saúde e, que toda a areia que eles carregavam saia da área do Trapiá”.

         Ainda, segundo Paulo Manco, os colegas que trabalharam “paleando areia” juntamente com ele eram: Zé de Gringo, Carlinho de Arlindo e Manoel Vaca Magra. Noutra ocasião Ubaldo Borges, que era um dos motoristas de um dos tratores, como já fora citado, disse a mim, que “Pedão”, Otávio Dantas e outros que eram filhos do saudoso Zé Damião, entre os quais, o amigo Milto de Zé Damião, também trabalharam com ele em um dos referidos tratores que ele dirigia. Vale salientar que quando Ubaldo falou essas palavras para mim Pedão e Otávio ainda estavam vivos. Agora, os dois já são falecidos.



Convém dizer, que até a década a de 1980, muita gente pensou que de fato aquela planta que Vicente Paulinha cuidava era um pé de mangueira. 

         O porquê de muitas pessoas não terem conhecido a espécie da referida planta ainda parece ser “um mistério”.   

Percebe-se claramente, pelo modo como se relacionava com a plantinha, que o saudoso Vicente Paulino, logo após ter encontrado a cai-beira plantada no muro, fato esse que se deu após o dia em que Ubaldo a plantou naquele lugar, ele ficou apaixonado também pela referida plantinha (a cai-beira). Para tanto, isso era demonstrado nas ações dele. Tanto é, que ele fez uma pequena cerca de tijolos velhos ao arredor da plantinha, no mesmo dia em que ele a encontrou plantada na areia do muro do referido posto e, a partir daquele dia, passou a aguá-la diariamente, até quando a arvorezinha completou aproximadamente cinco anos de idade.’’

Em agosto de 2018 “Teinha”, esposo de “Moça” filha do saudoso Zé Olinto, quando na ocasião ele se encontrava sentado conosco em cadeiras, na calçada da casa do meu tio Cícero Batista dos Santos, que fica localizada na rua João Nicolau, também se expressou dizendo: “Por muito tempo, quando eu ainda era um menino, também pensei que aquela planta fosse um pé de mangueira Edson Batista”.

Às vezes me lembro de quando eu passava na calçada do posto e via o saudoso Vicente Paulino aguando aquela pequena plantinha.

         Em maio de 2019, não me lembro ao certo o dia, mas sei que fui ao posto de saúde (o posto de saúde da cai-beira) para tomar a vacina das gripes H1N1 e H3N2, que para tanto, por causa do referido vírus, naqueles dias a gripe estava assolando a população mundial, transmitindo os vírus das referidas gripes para as pessoas em todos os lugares, quando naquela ocasião encontrei-me com o irmão Jaime Caboclinho Dantas (o pai de Leonardo, “Pirata”, Soelma e Damaris Dantas), quando possivelmente ele tenha ido ali também para se vacinar.

        Como já foi mencionado antes, que o referido encontro entre mim e o irmão Jaime se deu na calçada do muro do posto de saúde, debaixo da cai-beira, convém dizer, que ali, naquele instante, sob a sombra da velha “cai-beira” nós começamos a falar sobre a história de vida da referida planta, da existência e da importância dela hoje, para toda comunidade japiense. Também, naquela ocasião ele disse a mim que todos os dias via Vicente Paulino aguando a plantinha (a suposta mangueira), e que também, ele (o informante Jaime Dantas) pensou por muito tempo que se tratava realmente de um pé de mangueira.

~                  Fonte: foto acervo da família Dantas. Jaime  Dantas e sua esposa Maria Geraldo.

 

Vale ressaltar, que o senhor Jaime Dantas, nos dias em que Ubaldo plantou o pé da cai-beira na areia do posto de saúde possuía um comércio de alimentos de frente ao referido posto de saúde. Era uma barraca feita de madeira. Esta barraca ainda existe até hoje. É a barraca que agora Geraldo esposo da cabeleireira “Neinha” vende alimentos do tipo lanche para estudantes e também ele vende café, chás, salgados e tapioca. A barraca fica localizada na esquina da rua Manoel Medeiros Filho com a rua João Martins do Nascimento, na esquina do muro da escola estadual Manoel Medeiros I.

        Confesso com toda a minha convicção, que dentre tantas pessoas desta cidade, também fui uma das que teve o privilégio de ver por diversas vezes o senhor Vicente Paulino com um balde na mão aguando aquela bela plantinha, penso que naqueles dias a referida plantinha tinha aproximadamente trinta centímetros de altura. Nessa época eu era ainda um adolescente.  Por isso, ainda hoje, quando se fala dessa grande árvore vem logo a minha mente a imagem da cai-beira associada a pessoa de Vicente Paulino, pessoa essa, que muitas outras pessoas de Japi o consideram como “o pai adotivo da cai-beira”.  Até porque, entendo, que pai é aquele que cria, cuida, protege e ama.

         Fugindo um pouco da principal questão temática do texto e indo para a área da pesquisa em campo, ou seja, coleta de dados, de informações, é muito importante esclarecer que, quando se trata de colher informações com alguma pessoas acerca de uma determinada história, que aconteceu no passado, ou mesmo que ainda esteja acontecendo, como é o caso dessa crônica que estou lhes escrevendo e, quando a mesma se referem a pessoas, a coisas, objetos ou a animais, se forem para serem escritas e apresentadas a público, veja como é importante dialogarmos repetidamente, as vezes que forem necessárias acerca de um mesmo assunto, com as mesmas pessoas ou se possível com outras que conheçam ou que fizeram parte em fatos de uma determinada história, sobre os quais você esteja escrevendo e, que pretenda publicar por via de um livro, de uma revista, de um caderno ou em redes sociais.

         Baseado nessa linha de pensamento, veja o que novamente disse Ubaldo Borges de Lima, quando noutra oportunidade em que nós nos encontramos ele voltou a falar a respeito do dia em que se encontrou com a cai-beira pela primeira vez, assunto esse que já fora esclarecido várias vezes por ele noutras oportunidades. Porém, dessa vez, ele apresentou mais informações, inclusive em algumas delas, ele fez referência a elementos da natureza.

           Para complementar o que foi citado na introdução do parágrafo anterior, convém dizer, que essas novas informações, as que Ubaldo Borges passou para mim por último, se deu no dia 03/08/2020, quando eu estava novamente na calçada da casa do meu tio Cícero Batista dos Santos (Cícero Batista ou Cícero do Bar), sentado numa cadeira conversando com alguns colegas conterrâneos daquela vizinhança acerca da cai-beira. Dessa vez, ali, se encontravam: Eu, meu tio Cícero Batista, Teinha esposo de Moça, Mariano, dono da Casa Show e João Batista filho do meu tio Cícero Batista, quando de repente ali chegou o meu primo Ubaldo Borges de Lima e, como era de se esperar, tendo em vista que ele havia participado de forma direta dos fatos que compõem essa importante história, em poucos segundos ele começou a se entrosar conosco, no assunto que estávamos falando, que era sobre a cai-beira. 


Então, como era de se esperar, Ubaldo Borges (Pessoa que conhece toda a história da cai-beira) “entrou de quina” na nossa conversa e falando disse: “lembro-me do dia e da hora em que peguei a plantinha no rio Jacu. O local em que ela estava fixada havia uma parte de barro. O barro era roxo, era massapê, então, com muito cuidado cortei o pedaço de massapê, que sobre o qual a plantinha estava fixada. Peguei o bolo de barro com muito jeitinho, com medo que ele se partisse, parecia até que eu estava pegando num bebê que havia nascido ali, naquela hora.

             Vale salientar, que aquele lugar, naquele tempo era conhecido por “Trapiá” devido a um pé da referida árvore que lá ainda existe, cuja fica na beira do rio.

            Convém dizer ainda, que agora, lamentavelmente o pé de Trapiá está quase morto. Ainda está lá no mesmo lugar, porém encontra-se sufocada por grandes pés de algaroba que nasceram em toda as margens do rio Jacu. Devido a isso, ele (o pé de Trapiá) não cresce mais e, portanto, não dá mais frutos. O mais grave é que a sua espécie foi quase toda extinta da nossa localidade e, por isso, hoje quase ninguém conhece mais aquela área pelo nome de Trapiá. Esse nome ou esse lugar podemos dizer que é coisa do passado.

             Agora, realmente compreendo, que aquela meninada, as quais eu fazia parte também, me refiro a aqueles meninos que junto a nós convivemos aquela inesquecível experiência, que foi conviver e ter contato diariamente e diretamente com o pé de Trapiá e com o Poço do Cemitério, fato esse que se deu nas décadas de 60, de 70 e de 80 do século passado.


As brincadeiras de artista, atletismo, tica de vassoura e ver quem tinha mais força para derrubar o outro na areia, que saudades daquele tempo, depois de muitas brincadeiras, cansados e suados íamos se deleitar com um adorável banho de água fria do poço do trapiá do rio Jacu de Japi e, às vezes, ainda encontrávamos alguns frutos de trapiá e chupávamos. “Era bom demais”.


Voltando-se para o principal tema desta crônica, que é a aventurosa história de vida das duas cai-beiras que existem dentro do muro do posto de saúde de Japi, em especial a cai-beira mais velha e, se fizermos uma reflexão geral em todos os aspectos físicos, naturais, cronológica, seus habitats naturais, a mudança de lugar que a primeira cai-beira  passou, a resiliência dela, o mistério e a grande importância que hoje as duas extraordinárias árvores representam para a nossa comunidade (pessoas, animais, a cidade, o meio ambiente, aos visitantes ao nosso bioma e para o planeta) podemos dizer com toda evidência, que as duas cai-beiras são de fato as duas maiores e significantes símbolos patrimoniais naturais e culturais da nossa cidade. É também os mais lindos, mais admiráveis, as mais esplêndidas, muito aconchegantes e os seres mais acolhedores desse lugar. É sem sombra de dúvida os maiores presentes que Deus, O Criador e Mantenedor da vida nos concedeu.

         Depois de fazer uma análise e uma reflexão nos fatos contidos em toda a história da vida das duas cai-beiras, e de tudo que foi escrito neste texto a respeito não só delas mais também de quem fez parte direto ou indiretamente da referida história, faço a mim mesmo as seguintes perguntas: Embora saibamos que toda essa história que está sendo relatada nessa crônica seja verídica, a pergunta que não me cala é: Porque durante alguns anos muitas pessoas pensaram que a pequena cai-beira era um pé de mangueira? É aceitável a ideia de uma pessoa, quando manifestada verbalmente declara que um pé de cai-beira é muito parecido com um pé de mangueira, a ponto de confundir a identificação entre ambas. Porém é do nosso conhecimento que os principais protagonistas dessa história (as que lidaram por alguns anos com a plantinha, que foram: Ubaldo borges, Vicente Paulino, Zé Albino e Manoel Gomes) são pessoas muito experientes, haja vista que elas conheciam e ainda conhecem muito bem a nossa vegetação. Porém, não há nenhuma dúvida em se dizer, que naquele tempo, essas pessoas não conheciam muito bem a estrutura de um pé de mangueira, do caule até as folhas, haja vista, que na nossa localidade não existia pés de mangueiras. Porém é do nosso conhecimento que desde muito cedo, elas (especificamente, Ubaldo Borges de Lima e o saudoso Vicente Paulino) foram criadas em contatos diretos e diariamente com pés de cai-beiras na “Caatinga” japiense.

Outra pessoa que também colaborou para o desenvolvimento e sobrevivência do pé da cai-beira quando ela era bem pequenininha foi o conterrâneo Nego de Luiz Severino, conhecido por “rei do galão”. Esse, nos períodos de grandes estiagens, que ocorreram no final da década de 70 do século passado levou muita água em galão, sobre seus ombros, para abastecer o posto de saúde e também para aguar o pequeno pé de cai-beira.

          Segundo afirma o nosso conterrâneo Nego de Luiz Severino, ele também pensava que aquela árvore era um pé de mangueira.

          Quanto ao abastecimento de água da cidade, convém dizer, que naquele tempo a água vinha do pequeno açude do saudoso Francisco Medeiros Sobrinho, o pai de Ivanilson Medeiros. Quando o açude secava a pequena cidade era abastecida com água que vinha do rio Jacu.

Talvez o motivo pelo qual no início, nos primeiros dias de vida da cai-beira as pessoas não tenham conseguido perceber que o suposto pé de mangueira era um pé de cai-beira tenha sido um mistério. Mistério esse, que teve seu início desde que a plantinha fora encontrada na areia do rio Jacu. De fato, esse pensamento (que o pé de cai-beira era um pé de mangueira) perdurou sim, por vários anos na cabeça de muitos japienses. Naquele tempo, até quando ela tinha aproximadamente cinco anos de idade, ela já havia crescido bastante. Ela havia se tornado de fato muito grande. Já era mais alto doque um homem, a ponto de ser independente. Ou seja, não precisar de ser tão cuidada como era antes. Já conseguiria sobreviver sem precisar de ser regada por pessoas diariamente.

          Por vezes fico a pensar, que tudo isso foi um projeto de Deus, O Senhor dos Exércitos, se tomarmos como fundamento, um princípio que diz: Toda a vida foi criada e cuidadosamente mantida viva no universo por determinação dO Criador, e que O próprio Deus tem um propósito para cada uma. Para a vida da cai-beira, a saúde dela e a boa serventia que ela hoje nos propõe é evidentemente a prova da mão dO Criador, que sem sombra de dúvidas ainda estar sobre elas (as duas cai-beiras do muro do posto de saúde).

          Embora tenha sido assim, sabe-se que num determinado momento desta história aconteceu um misterioso engano nas mentes de muitas pessoas daquela época e, principalmente naquelas que lutaram diretamente com plantinhal. Engano este, que mais tarde, naturalmente foi desvendado. Então, com isso foi revelado a verdade acerca da espécie da plantinha que Vicente Paulino cuidava com muito zelo e amor, pensando ele, que estava cuidando de um pé de mangueira, quando na verdade ele cuidava era de um pé de cai-beira.

          Por causa desse engano, hoje há pessoas que dizem, que o motivo pelo qual muita gente não entendeu a verdadeira espécie da plantinha, desde o início, quando Ubaldo Borges de Lima a encontrou exposta na areia do rio Jacu foi uma intervenção dO Criador do Universo. De fato, só Deus Jeová sabe de tudo: do que vai acontecer hoje e que vai acontecer amanhã. Ele é Oniciente, Onipresente e Onipotente.       

          Talvez, se aquelas pessoas que avistaram a planta pela primeira vez, quando ela ainda estava lá no rio Jacu, tivessem percebido que aquela plantinha era um pé de caibeira, possivelmente não teriam a trazida para o muro do posto de saúde. E então, certamente ela não estava ali, no lugar aonde está até hoje, representando o que há de mais belo e relevância natural na cidade de Japi/RN.

         Embora hoje quem tem bom reconhecimento, bom raciocínio, bom entendimento, espírito de solidariedade, um coração grato e ambientalista enxerga e deseja vida longa para as duas árvores (a cai-beira mais velha e a mais nova do posto de saúde de Japi), Porém, não é de se estranhar que um dia, alguém que por um motivo qualquer pense diferente de nós. E, dominado por um espírito: mal, egoístico, ganancioso, de soberba, de orgulho, de poder e de prepotência, projete, tente ou até mesmo consiga destruir as cai-beiras. O tempo dirá. Antes que isso aconteça apresentarei três pontos que servirão de advertências:  


 Primeira As Cai-beiras que cresceram dentro do muro do posto de saúde de Japi/RN. Posto esse que foi construído em 1978, estão inseridas no grupo das árvores que estão em extinção. E, por elas serem árvores nativas da Caatinga nordestina, com base nas leis de proteção ambientais, as autoridades municipais são obrigadas a preservá-las, proteger e mantê-las no lugar aonde elas cresceram. Portanto, quem tentar cortá-las ou destruí-las estará sujeito as penalidades legais adotadas pelo o IBAMA, IDEMA e por outros órgãos de proteção ambiental. Também Será lembrado e criticado eternamente por todas as gerações de povos japienses e, possivelmente, por causa disso ele será destituído do poder, isso, se for uma autoridade escolhida por Deus e pela soberania do povo. O Anjo do Senhor fará julgamento. Pois, ele fez ontem, faz hoje e fara amanhã, a todos que por ignorância ou soberba atentar para destruir a terra ou as plantas. Leia apocalipse 11:18

Segundo – As duas árvores mais importantes da nossa cidade, que são as cai-beiras” do posto de saúde de Japi/RN, sem sombra de dúvidas são projetos dO Deus Criador e Autor da vida. Embora a cai-beira mais velha tenha nascida sozinha no meio do deserto de areia do rio Jacu, depois que a mudaram do lugar em que ela havia nascido (da área do Trapiá) e, a trouxeram para um outro lugar (para o muro do posto de saúde), lugar esse, que ela vive até o dia de hoje, o qual fica no centro da nossa cidade. Ali, ela se adaptou muito bem, gostou e passou a conviver conosco, no meio do povo. Agora, depois de adulta, todos os dias ela estar ali, no muro do posto recebendo e saldando nossa comunidade (pessoas e muitas espécie de animais, em especial as aves do céu).

           Hoje, diante de tudo isso que conhecemos, faço questão de chamar a atenção de todos japienses para esses detalhes. Que, além delas terem crescido junto a nós, elas se tornaram nossas colegas, amigas, companheiras e participantes no processo de arborização, despoluição e ornamentação da nossa cidade. além dela tornar o nosso lugar mais dinâmica e alegre, todos os dias, ao pôr do sol e pela manhã a cai-beira acolhe muitas aves as quais alegra toda a população de pessoas da cidade, com seus lindos cantos entoados por um grande coral de vozes que saem dos bicos de dezenas de pássaros que se aglutinam ali para pernoitarem. Provocadas por algum barulho, de vez em quando as aves voam em forma de nuvens com voos arrasantes. 



É por tudo isso, que a minha narrativa é, antes de alguém se precipitar numa provável soberba e desaventurada atitude (tentar destruir os pés das duas cai-beiras do posto de saúde), melhor será primeiro consultar aO Deus Criador e Mantenedor das árvores, toda a população e as autoridades que delegam as leis ambientais e toda a população da cidade, invés de tentar impor suas próprias, insensatas e egocêntricas vontades como alguns já fizeram alguns.

           A consulta a população poderá ser um dos meios mais eficaz e legal ao meu ponto de vista e, ela poderá ser feita por meio de redes sociais (enquetes), pesquisas pessoas e audiências públicas.

Terceiro – Sabemos que em nossa cidade até hoje não existe um projeto de arborização. Certamente é por esse motivo, que muitos erros já foram cometidos no que diz respeito a plantação de árvores: deixaram de plantar árvores importantes na cidade; cortaram árvores que não deviam serem cortadas; plantaram árvores que não deviam serem plantadas aqui e outros mais. Porém, nós podemos também aprender com os erros praticados no passado (erros de tentar cortar árvores que são importantes para a nossa comunidade e também de não terem arborizado a nossa cidade com plantas frutíferas). Acredito que esses erros praticados até o então, já são o bastante suficiente para entendermos que é necessário mudar essa velha prática (de plantar árvores exóticas como: Algaroba, figo, pinheiro e por último o ninho. Essas são árvores que não produzem bons frutos para o consumo humano, não são nativas da nossa região e que podem causar danos ao nosso bioma). Essa medíocre mentalidade, a velha prática de plantarmos na nossa cidade árvores estrangeiras e infrutíferas é arcaica, ignorante e improdutiva. E, por isso deve ser mudada. Devemos incentivar a plantar árvores bonitas, que deem sombras bons frutos e que sejam sustentáveis. 

No tocante as referidas cai-beiras do posto de saúde de Japi/RN, que são plantas nativas da nossa região semiárida e, que segundo o IDEMA e o IBAMA elas estão inseridas no grupo das árvores em extinção, seria uma agressiva ação de alguém atentar contra elas. Ao tentar fazer isso, esse indivíduo estará evidentemente praticando um grande erro humano, administrativo, ecológico, um desprezo pela natureza, pelo meio ambiente e pela história do nosso município.

           Caros gestores! Vocês foram escolhidos para fazerem o bem a toda a comunidade (todos os seres vivos, incluindo a natureza). Portanto é dever de vocês zelar desse ofício que lhe foi outorgado por Deus e pelo povo e, saiba também, que um dia Deus cobrará de você! E, o que você fez? Então, zelem para que quando desocuparem o cargo, fique na memória do povo que um dia confiou em vocês boas ações como: zelo pela cidade, pela comunidade geral, pelos patrimônios público, social, natural cultural e ambiental. 

          Acredito que aquele que por algum motivo tentar mandar cortar ou aniquilar umas árvores de tamanha importância como são as duas “cai-beiras” do posto de saúde de nossa cidade, certamente esse idealizador ou destruidor, “cedo ou mais tarde” se arrependerá. Isso, porque, possivelmente sofrerá o castigo determinado pelo “Anjo do Senhor”, como estar escrito na Bíblia Sagrada, no livro do Apocalipse cap. 11 verso 18. Quem tem entendimento leia e entenda!

         Todavia, destruir uma árvore significa tentar destruir parte da terra, ou parte da vida na terra. A grande e boa obra que O Deus todo poderoso Fez, a nossa casa, “a nossa mãe terra” pois, quando ele a fez abençoou e preservou até o dia em que o pecado entrou nela. Desse dia para cá os homens maus vem destruindo soberbamente e ignorantemente as plantas e o meio ambiente e toda a terra. E, por isso, a terra e seus habitantes terão que passar por grandes catástrofes.

          Para complementar mais esse assunto irei descrever algo que aconteceu aqui em Japi a cinco anos atrás. Acredito que esse infeliz acontecimento servirá de exemplo para qualquer outra pessoa que por um motivo egocêntrico, no futuro queira destruir alguma árvore que esteja servindo a nossa comunidade, como: As cai-beiras e o restantes dos pés de mangueiras que estão crescendo nas praças de Japi.

O que vou descrever agora certamente vos servirá como exemplo. Trata-se de um episódio que ocorreu na nossa cidade no ano de 2020, no qual, envolveu a minha pessoa, a então administração municipal e vários pés de mangueiras e de outras espécies que eu tinha plantado nas praças da nossa cidade. Naquele ano, o então gestor do município não só tentou destruir algumas árvores que eu tinha plantado na praça central, mas também um grande projeto de arborização que eu tinha elaborado e posto em prática.

           Assim, com um desenfreado orgulho e abuso de poder esse gestor ainda conseguiu arrancar seis pés de mangueiras que eu havia plantados na praça que fica de frente as agências: do banco do Bradesco e dos correios. Isso correspondeu a um terço das plantas que eu havia plantado em quase todas as praças da nossa cidade.

           Se sentindo investido de poder, agindo com soberba e dominado por um espírito egocêntrico, a então gestão de 2020 esqueceu que O Deus Criador controla todas as coisas. Dá e tira poder e governança de quem Ele quer, tudo no tempo Dele.

           Dizem que o poder quando sobe para a cabeça de uma pessoa ela começa a não enxergar o que é certo e o que é errado. Ela para de refletir e também de pensar, esquece Deus, não dá ouvido a família e ao povo que o elegeu, é levado por ideias e emoções banais, que as vezes partem de pessoas más intencionadas que estão perto dele. Não estou aqui com essas ideias, querendo julgar alguém, mas, as vezes, embora não tenha absolutamente certeza, chego a pensar que tenha sido exatamente o que ocorreu com o gestor, no final da então gestão que se deu entre os anos de 2017 a 2020, quando ele não enxergava que mangueiras crescem bastantes, ficam muito bonitas, produzem muitas sombras, embelezam a cidade e que também, no futuro aquelas árvores iriam contribuir para alimentar a nossa população, em especial os mais carentes. Haja vista, que as mangueiras, dão muitos frutos grandes doces, saudáveis e maravilhosos, como acontece em muitos outros municípios do nosso Nordeste como: em Natal, em Sobral/CE, em Jaçanã, em Açu e outros municípios brasileiros, aonde os gestores e a população valorizam e dão importância a plantas nativas e frutíferas, tendo em vista que elas são mais lindas, mais saudáveis e contribuem para alimentar pessoas carentes de alimento.

           Então, depois de ter eliminado vários pés de mangueiras (os que foram plantados de frente da casa do saudoso Geraldo Anselmo Pinheiro, pai da professora, Gorete Pinheiro e também os que foram plantados de frente da agência do Banco do Bradesco), o referido gestor ainda tentou destruir quatro pés da mesma espécie (de mangueiras) que também eu havia plantados no canteiro da praça que fica de frente a minha casa.


  Portanto, eu vendo aquele poder esmagador que havia se levantado contra mim e também contra as inocentes árvores, poder esse que com sua manifestação devastadora acabara de chegar ao último canteiro, o que fica de frente a minha residência, e que, com muita força e rapidez espedaçava toda aquela área e eu, sem ter forças para impedir a destruição das mangueiras remanescentes pedi socorro aO Pai do céu e disse: Senhor, eu sei e creio que tudo que quiseres podes fazer, num abrir e fechar de olhos. Então, salve pelo menos estes quatro pés de mangueiras que estão de frente a minha casa! Então, certamente, O Senhor me ouviu. O Deus Criador e Mantenedor das árvores se interviu na causa e de maneira surpreendente salvou as quatro plantas. Isso ocorreu em meio a uma guerra espiritual, psicológica, ideológica e literal. Quando o próprio gestor veio para o meio da praça que fica de frente a minha residência, com um fotógrafo ao seu lado, mandou me chamar para juntos tirarmos uma foto e, segundo um porta voz dele, se eu cedesse a pressão dele o restante dos pés de mangueiras seria poupado, porém eu não fui tirar a foto.

         Ao perceber toda aquela subornadora situação constrangedora, me afastei mais ainda. Para mim, todo aquele aceno era um caso ridículo e inaceitável. De um lado, de frente a minha casa encontrava-se o então gestor municipal só esperando que eu fosse atender ao apelo dele. Do outro lado ficou eu, dentro da minha casa e, de vez em quando dava uma olhadinha pelas brechas da porta e pedindo a Deus que se intervisse na causa e mudasse a intenção do gestor. “essa foi a batalha final, a guerra contra as mangueiras”. Mas, através do poder misterioso dO Criador e Mantenedor das árvores nós vencemos. Assim, cansado de tanto esperar que eu saísse da minha casa e fosse até lá, aonde ele estava esperando por mim (no canteiro que fica de frente a minha residência), certamente pensando que ele ia me convencer, fracassar e concordar com ele, assim sendo, se eu caísse na armadilha dele, depois ele tiraria uma foto junto a mim e, quem sabe, possivelmente, expor a foto em redes sociais e depois gloriar-se do meu fracasso, mas, graças aO Deus Onipotente, nada disso aconteceu.

           Percebendo que não ia conseguir realizar seu objetivo, o gestor foi embora e, para surpresa de muitos, ele desistiu não só de mim, mas também de todo o seu projeto. Não só deixou as árvores intactas, mas também a obra que havia sida iniciada nesse canteiro ficou inacabada até hoje. Agora, se Deus quiser, em breve, até aqueles que orgulhosamente participaram e incentivaram a destruição de alguns pés de mangueiras e atentaram contra o restante dos outros, se tiverem vivos, um dia verão os filhos de “Japi Terra Querida” brincando debaixo dos galhos e nas folhagens das mangueiras, outros se divertindo tomando algum refrigerante ou bebendo alguma coisa e outros chupando mangas deliciosas. O futuro a Deus pertence. Ele é O Senhor do tempo, do poder e da glória. É ele quem controla todas as coisas. Tudo no seu tempo.

          Aproveitando o ensejo, convém dizer que um dos principais motivos que me incentivou a plantar muitos pés de mangueiras nas praças de Japi/RN foi para que um dia as autoridades possam enxergar que é necessário substituir “o Ninho Indiano” por outras plantas melhores, que sejam mais importantes e utilitárias para a comunidade geral e que não traga danos ao meio ambiente ou ao nosso bioma.

Para isso, já comecei a fazer a minha parte. Até hoje, com meus próprios recursos e muito esforço, já doei 730 mudas de árvores frutíferas de espécies diferentes sendo a maior quantidade delas, pés de mangueiras de espécies diferentes. Essas árvores foram plantadas na zona Urbana, na zona rural de Japi e até em outros municípios vizinhos. Acredito que os nossos municípios precisam serem bem arborizados e, com plantas frutíferas.

         Vejam, que por falta de conhecimento a gestão que se deu no nosso município nos períodos de 2009 a 2012 não foi feliz, quando trouxe para Japi e plantou essa insignificante árvore (o ninho indiano) na nossa cidade, haja vista, que essa espécie não é brasileira, não dá bons frutos e mais, segundo comprovação científica o ninho só serve para destruir o nosso bioma. Ele veio para o Brasil trazido do continente asiático, de um país chamado Índia. Ele veio para o Estado da Bahia só para ser pesquisado e não para plantar com o propósito de ornamentação e embelezamento de praças.

           Voltando a relatar mais um pouco sobre os descontentamentos que se deu entre mim e a gestão de 2020, convém dizer, que depois de ter sido por muitas vezes abordado por assessores da então gestão municipal, na última vez que isso ocorreu, fato esse que aconteceu no mês de maio do referido ano mandei um recado para o então gestor e ele não deu ouvido as minhas palavras. Vejam o que eu mandei dizer: Digam ao gestor essas palavras. A árvore que não dar bons frutos deve ser arrancada e jogada fora. O ninho indiano é uma delas. Por isso, é melhor que ele mande arrancar só os pés de ninho indiano que foram plantados no meio da praça! Deixe os pés de mangueiras pois eles irão dar bons frutos. Vejam a lição que O Senhor Jesus Cristo nos deu. Esse mandamento está escrito no livro do apóstolo Lucas capítulo 13 versos 6 a 9. A árvore ou o galho que não dá bons frutos devem ser arrancados. Vejam também o que está escrito no livro do apóstolo João 15:2.

            Agora, vou voltar a escrever com mais detalhe todos os fatos que ocorreram durante todo esse episódio que envolveu a minha pessoa e a gestão de 2020, quando tentaram destruir todas as mangueiras que eu havia plantadas nas praças de nossa cidade.

            Até maio de 2020, o então gestor já havia tentado por cinco vezes me subornar querendo fazer com que eu apoiasse a candidatura dele. Convém dizer, que nessa época era ano de eleições municipais e, o gestor era candidato a reeleição. Então, como não concordei com suas ideias ele tentou me perseguir. Começou ameaçar destruir as plantas que eu havia plantado na praça central, haja vista que elas se encontravam vulneráveis, sob o domínio dele. (elas foram plantadas num lugar público).

            Vale salientar, que as referidas plantas (os pés de mangueiras) faziam e ainda fazem parte de um projeto de arborização em nossa cidade, que eu mesmo elaborei e pus em prática. Projeto esse, que visa melhor o fluxo de vento nas praças, purificação do ar, tornar o lugar mais verde e mais bonito, produzir sombra, frutos maravilhosos e bem estar para a população, haja vista, que aqui em nossa cidade, antes que eu fizesse e executasse esse belo trabalho (o projeto de arborização), nunca ninguém elaborou sequer um projeto sistemático de arborização ambiental com árvores e, em especial, com árvores frutíferas.

           Sabendo que esse era o mais recente projeto que eu estava tentando executar na nossa cidade, talvez ele tenha pensado: eu ameaço destruir as mangueiras e assim ele se unirá a mim. Seja esse ou não, o que sei é que o então gestor começou a mandar mensageiros para me bombardear com suas ideias e suas pretensões. Para isso, todas as vezes que ele tentava falar comigo mandava dois de seus assessores que eram uma mulher e um homem, que segundo eles faziam parte de um projeto ligado ao IDEMA. Projeto esse, que só tivemos conhecimento depois que eu pus em ação o meu projeto de arborização. Então, depois de várias tentativas sem sucesso, por parte do gestor, a última vez que seus assistentes me abordaram eu estava no meio da feirinha, exatamente num dia de sexta-feira, era a última feira do mês de maio do ano 2020. Então, como novamente rejeitei o convite, a mulher me ameaçou com suas palavras dizendo: “Como você não pretende entrar em acordo com o gestor, ele vai fazer uma reforma na praça e, com isso irá arrancar todos os pés de mangueiras que você plantou lá”.

Observação: Vejam que eles não citaram que iam arrancar os pés dos ninhos que invadiam a praça e agrediam o nosso bioma. Então, percebendo a intenção dos assessores do prefeito, olhei dentro dos olhos dos dois assessores e falei: Amigos! Nunca vi um gestor ou uma outra pessoa, que seja por soberba, por ignorância, por motivo banal ou ordinário tentar destruir uma planta que produz bons frutos como é o caso das mangueiras para não se arrepender ou ser destituído do seu poder. E, assim aconteceu. Ele mandou arrancar todas as plantas de mangueiras. Porém, na eleição que se deu em outubro do ano de 2020, na qual ele era candidato a reeleição, quando comandava toda a máquina administrativa, ria dos seus opositores e se considerava um vencedor, porém, ele foi surpreendentemente destituído do poder.

           Naqueles dias o referido gestor agiu semelhantemente ao rei Nabucodonosor, rei da Babilônia. Achava ele, que era dono de tudo e, que podia sozinha fazer e desfazer o que quisesse. Foi assim, que com muita soberba o rei da Babilônia abusou do poder que O Deus Todo Poderoso tinha concedido a ele (ao rei). Leia Daniel, capitulo 05:20.  Fica aí um alerta. Espero que outra gestão daqui para frente não caia na mesma situação, aqui, em nossa cidade. Aqui entre nós e, em toda a história do planeta, nunca vi um pobre soberbo e ignorante destruir um pé de árvore frutífera para não viver eternamente na miséria.

Observação: Naqueles dias, logo depois que eu mandei o alerta para o então gestor, fato esse que ocorreu em maio do ano 2020, no mês seguinte, com certeza muito irado e enfurecido, ele começou a arrancar os pés de mangueiras que eu havia plantados na praça. E, logo começou a fazer a suposta reforma na praça, a que ele prometera por meio dos assessores dele. Porém, a reforma ficou inacabada e parou no meio do caminho. Exatamente quando ela chegou de frente da minha casa e, até hoje, ninguém entende o que ele fez ali. Deixou uma parte da praça toda cheia de buracos. Isso aconteceu principalmente no canteiro que fica de frente a minha residência aonde se encontra quatro pés de mangueiras que eu havia plantado. Ali, nesse referido lugar, ainda hoje estão as marcas dos buracos. Se alguém duvidar é só ir até lá que virá. Ou, se quiser, é só perguntar aos atuais garis de nossa cidade. Convém dizer, que foi a gestão atual, quem mandou encher os enormes buracos com barro.

          Creio que nesse lugar (no canteiro que fica de frente a minha casa ocorreu a guerra do “armagedon das mangueiras”) ele lutou com todas as suas forças, ideias e atitudes, não só contra mim e as indefesas plantinhas, mas, também, possivelmente contra O Deus da vida das árvores. Acredito que O Senhor ouviu a minha oração. Haja vista, que eu e as plantinhas não tínhamos como se defender. Por isso, creio que a guerra dele foi também contra Deus. Sendo assim, certamente foi por esse motivo que O Senhor dos Céus, naquele dia (no dia em que o gestor foi para a frente da minha casa) barrou as forças dele (do então gestor) e, embora os trabalhadores da suposta reforma, aqueles que a mando do gestor já tivessem cavado todas as partes do canteiro que fica de frente da minha casa, aonde se encontravam as plantas (os pés de mangueiras) ele não conseguiu destruí-las. Foi exatamente nesse canteiro, que ele abandonou “a obra da reforma da praça”. Ele deixou toda aquela área espedaçada e, até poucos dias podia-se ver os buracos e os montes de terrar. Convém dizer, que faltou apenas o gestor dizer, derrube as plantas e façam imediatamente uma calçada em cima do lugar em que elas estão! Como ele fizera nos outros canteiros! Então, creio evidentemente, que foi nesse momento que O Deus todo poderoso se interviu na causa.

            Vale salientar, que esse canteiro, o que o gestor dizia que iria se tornar em um canteiro só de cimento, hoje se tornou o canteiro mais verde da cidade. É nele que se concentram partes das mais lindas árvores do município de Japi. Você japiense que reside aqui, vá lá, veja e compare, veja como estão os canteiros em que ele começou a suposta reforma e compare com o canteiro que fica de frente a minha casa.

            Nesse canteiro, que fica de frente a minha casa, agora, você pode ver um verde abundante. É cheio de esperança e de vida natural. Há mais plantas grandes e bonitas. E mais. As plantas que lá eu plantei, em breve darão muitos frutos. Deus seja louvado por tudo isso.

           Quando a aquela gestão começou a realizar a referida reforma iniciou de frente aos canteiros das praças que ficam de frente as casas de gorete Pinheiro, filha do ex-prefeito Geraldo Pinheiro e da casa do colega e conterrâneo, o cabeleireiro Gil de Zé Paz, até a frente da agência do Bradesco, como já foi dito antes, exatamente aonde eu tinha plantado as primeiras mudas de mangueiras. Vejam que a referida reforma não aconteceu nos canteiros que existem próximos e de frente ao supermercado de Beto Nunes, a casa do saudoso Antônio Branco e da casa do ex-prefeito Neno Medeiros, haja vista, que ali não existiam pés de mangueiras. Esse mal feito, executada pela referida gestão, se deu no meio da praça, exatamente aonde se encontravam os pés de mangueiras. Foi ali que ele tentou fazer alguma coisa. Ali era o alvo dele, que era destruir os pés das mangueiras que eu havia plantados na praça central de Japi. Hoje, quem quiser ver e comprovar o que estou dizendo por meio desta crônica é só ir lá, que verá: “O gestor derrubou os pés de mangueiras e no lugar dessas árvores ele fez apenas umas listras encurvadas, do modelo de uma calçada feitas de cimento, exatamente em cima do lugar em que haviam os pés de mangueiras e, não tocou nos pés do ninho. Isso está explícito para toda a população ver”. Ali, ele matou e sepultou os pés de mangueiras que lá existiam e os sepultou debaixo das calçadas que ele mandou fazer.


 Observação: Segundo o mestre que era o encarregado de executar a referida obra da reforma da praça, que era o conterrâneo “Dedé de Juliana”, o próprio gestor havia ordenado a ele, que arrancasse todos os pés de mangueiras que Edson Batista havia plantado na praça e deixasse os pés do Ninho Indiano.

          Outro. Esse gestor, nos períodos que se deu entre janeiro de 2017 a 2020 derrubou o pé da cabeira que era histórica (a baraúna que serviu de rancho para matutos, a cabeira que ficava perto da casa de Giliarde de “Antônio das peças”) e não deu nenhuma satisfação a população. Cortou o caule e os galhos dela e por muito tempo os deixou jogados na beira de estradas, aonde de fato ficaram abandonados para serem consumidos e destruídos pelo tempo e pelos cupins. Fez tudo isso sem demonstrar nenhum dó e respeito. Mostrando assim, um desprezo pela a árvore, para com o povo de Japi e para com a nossa história. A baraúna merecia outro melhor tratamento mesmo estando morta e seca.


 Embora tenha havido aquele infeliz episódio, que foi descrito no penúltimo parágrafo, que envolveu a minha pessoa com a gestão do ano 2020, episódio esse, em que “as mangueiras foram usadas como arma de vingança”. Convém dizer, que a referida gestão, que se deu nos anos de 2017 a 2020 foi a que mais se preocupou em arborizar a nossa cidade em toda a sua história de existência. A arborização foi feita com árvores grandes, de muitas importâncias, de várias espécies nativas da nossa região e de grandes portes.

 

             Prova disso é, que a referida gestão também ajudou a arborizar o canteiro da praça do saudoso Antônio Martins do Nascimento (Antônio Branco), isso com árvores grande, de várias espécies, muitas bonitas, todas nativas do Nordeste e de muitas boas qualidades e serventias. Esse canteiro fica de frente a casa do empresário, José Dantas (Zé de Veneranda e da casa de Da luz, mãe do pintor Santa Art); também, ele arborizou partes da beira da BR 226, nas imediações da casa de Fátima de seu Ivo (a filha do saudoso Ivo Anselmo Pinheiro), aonde nesse lugar, dentro de um canteiro que fica ao lado da Farmácia MEDFARM há um pé de Ipê. Também, em frente ao Japi Clube, ali foi plantado pés de Ipês, de sisal e outras espécies. O gestor arborizou também vários canteiros de ruas lá no Alto São Sebastião. Ele plantou vários outros tipos vegetais no pórtico, dos quais, a maioria eram da espécie cactos (plantas que são resistentes a falta de chuva).  Embora sabemos, que nesse último lugar, não sei quem foi e nem exatamente o porquê, que alguém arrancou a maioria das plantas que foram plantadas, inclusive os cactos, plantas essas que poderiam resistir a falta de água.  

   

            Agora, ainda restam algumas árvores antigas, grandes e de muita importância na nossa cidade. A saber, as duas cai-beiras que estão dentro do muro do posto de saúde e também outras grandes árvores da cidade que estão produzindo frutos, as quais irei tentar citá-las adiante. Acredito que depois dessas narrativas gestor nenhum terá a coragem nem se quer de pensar em destruir as duas maiores e mais importantes cai-beiras de Japi e também os remanescentes pés de mangueiras que se encontram nas praças da nossa cidade. O problema mais grave é, que na maioria das vezes, a maior parte da população, em caso de atitudes soberbas e arbitrária como se deu com a destruição da cai-beira que ficava perto da casa de Giliarde e também das mangueiras que o ex-vereador Edson Batista dos Santos plantou na praça, não tem conhecimento do problema. Quando se dá conta já tem acontecido. Só o nosso Deus é quem sabe tudo e toda intenção humana, quer seja boa ou quer seja mau. E, embora O Deus Criador da vida castigue alguns executores de más ações, infelizmente o povo também sofre. Convém dizer, que também parte da população tem culpa nesse desastroso processo, pois, elege pessoas que não entende de administração pública, não tem o espírito político, que é estar presente e fazer o bem a todos, inclusive ao meio ambiente e não tem visão de futuro. E então, ai se cumpre o que diz a filosofia: “O povo tem o governo que merece.”

   Fonte: foto acervo do autor

Hoje, como todos sabem, a cai-beira que Ubaldo Borges de Lima plantou e o saudoso Vicente Paulino cuidou é a maior e mais antiga árvore que existe viva na cidade. E ainda mais, vejam o quanto esse ser vivo (a cai-beira) representa para nós japienses. É grande e muito linda. Além de bonita, debaixo dos galhos frondosos dela há muita sombra onde durante o dia, em caso de eventuais situações (reuniões, atendimentos médicos ou um programa de vacinações) debaixo dela ficam muitas pessoas se protegendo dos raios solares. Isso, graças ao seu enorme tamanho e de sua copa fechada de cor verde ou amarela. Isso vai depender da época. Ela é também a árvore mais deslumbrante, “a mãe rainha”, a mais encantadora e acolhedora da cidade. Aliais, vale dizer, que agora ela não está mais sozinha ali, naquele lugar, por volta do ano 1998, também dentro do muro do posto nasceu uma nova cai-beira, que segundo Ubaldo Borges e Paulo Manco é a filha da rainha que nasceu para fazer companhia a mãe e completar o embelezamento daquele lugar.

            Como já foi citado antes. A ca-beira mãe, cuja foi plantada dentro do muro do posto de saúde por Ubaldo Borges, em 1978. Agora, depois da chegada da nova cai-beira (a suposta filha da cai-beira velha), parece que as duas (a velha e a nova árvores) foram plantadas naquele lugar por um ser humano bem detalhista, mas não, não foi por ser humano. A mais provável ideia é, que a cai-beira mais nova nasceu por determinação dO maior arquiteto e desenhista do universo, O Deus Criador. Foi sim, O Criador de tudo e de todas as coisas quem cuidou desse detalhe. Para tanto, se você for lá, de frente ao muro do posto de saúde, e prestar bem a atenção verá que as distâncias das duas cai-beiras para o muro do posto são as mesmas. Elas cresceram lado a lado uma da outra, deixando livre o espaço que fica na calçada de dentro do muro, o qual proporciona o acesso das pessoas a direção da porta de entrada do posto de saúde. E mais. As pessoas que caminham por debaixo da copa das duas plantas também são protegidas dos fortes raios do sol. Além disso, elas nos alegram, enfeitam e embelezam mais esteticamente o espaço da frente do posto. Os barulhos e os sons que surgem vindos do alto das duas grandes árvores, causado pelo encontro do vento com seus galhos e folhas, durante o dia, nos alegram e nos encantam.

 


 Na parte de cima, as duas companheiras, mãe e filha se abraçam com seus galhos e folhagem formando uma só cobertura como se fossem só uma mesma planta. Parece que as duas tem os mesmos propósitos: fazer sombra para as pessoas que ficam ao redor do posto de saúde, dar mais brilho a cidade, a frente do posto e, ainda servem de dormitórios para as aves que lá se juntam para dormirem durante a noite. De fato, mãe e filha estão ali vivas, muito lindas e maravilhosas celebrando, recebendo e servindo todos os dias de braços abertos a todas e a todos os visitantes da comunidade local e também de outras localidades, que seja pessoas ou animais.

         Sabe-se que a cai-beira mais velha tem mais de quarenta e cinco anos e a outra, a suposta filha tem mais de vinte. Desejo vida longa para elas, que são dois tesouros, duas maravilhas da natureza que Deus nos deu. 

No tocante ao número de árvores de grandes portes existentes hoje aqui em japi, ainda é muito pequeno. Porém, ultimamente, aqui há uma tendência de crescimento muito grande. Isso, depois da chagada da água da Adutora Monsenhor Expedito e das constantes distribuições de mudas de árvores frutíferas efetuadas pelo ex-vereador: Edson Batista dos Santos. Atualmente podemos contar apenas com as duas cai-beiras do posto de saúde, a mangueira do muro da casa de Bonita de Chico Pedro, pai de Mauro da areia, de Joca e outros mais, tem a gigantesca árvore que fica no muro da casa de Fuca, filho do saudoso Deca Paulino. As mangueiras que ficam no muro do Hospital, Torquata Leopoldina da Costa, as duas mangueiras que ficam nos muros das casas de Mororó e do saudoso Pedro Horácio, a mangueira que fica dentro do muro de Zé Varela e alguns pés de mangueiras que existem lá no Alto da Bela Vista (Rela).

         Quanto aos pássaros, aqueles que a tarde se junta nas duas cai-beiras e fazem aquela animada festa, convém dizer, que perto do pôr do sol até o anoitecer as duas árvores que ficam dentro do “posto de saúde viram verdadeiramente dormitórios dessas aves. Dentre as espécies que mais frequentam ali para dormir todos os dias, há uns que o povo chama de pássaros pretos”. Eles se parecem com a “craúna” sendo os pássaros pretos um pouco menores. Eles representam um número bastante relevante dentre os que participam dessa manifestação avícola recorrente diariamente, sendo os pardais os que representam a maior quantidade, depois aparecem as andorinhas e, em menor quantidade vem os galos de campinas e sanhaçus.             

         Ainda sobre os pássaros pretos. se você prestar bem a atenção, olhando em direção do firmamento, todos os dias pela manhã e pela tarde você verá os referidos pássaros pretos cruzando o céu da nossa cidade vindo-os em revoadas de várias direções (Sul, Norte, Leste e Oeste da cidade). Sim, eles veem voando e passando sobre as nossas casas. Vale ressaltar ainda, que a maior parte deles veem da banda das serras, em especial a Serra Grande, aonde lá eles passam o dia inteiro se alimentando e se reproduzindo. À tarde, quando o sol começa a se esconder nas serras (nas bandas do Brandão e da Faixa) que ficam na parte ocidental do nosso Município eles retornam para cá com destino aos pés das “cai-beiras”. Eles passam aqui em rebanhos de oito, de dez e de doze aves. Fato esse, que é recorrente todos os dias. Aqui nas cai-beiras, aonde eles (os pássaros pretos) se juntam com outros pássaros: os pardais que vivem na cidade; galos de campina que vivem na beira do rio Jacu e nos campos e as andorinhas. Ultimamente, uma espécie que está aumentando muitíssimo a sua presença aqui nesta localidade é o “Sanhaçu”.

 
           As andorinhas tem um comportamento um pouco diferente. Creio que elas não dormem nas cai-beiras, porém elas participam também da grande festa. Elas têm um hábito diurno de se juntarem de frente a igreja e de frente a minha casa pousando nos fios de energia elétrica. De vezes em quando fazendo uma grande algazarra e criando aquelas impressionantes revoadas em forma de nuvem e logo pousa sobre a copa das duas cai-beiras. Ali, ficam poucos segundo e logo retornam para o mesmo lugar, se posicionando em fileiras sobre os fios elétricos de frente para o Nascente, aonde ficam se coçando e tomando banho na fina chuva que as vezes cai pela manhã. Isso ocorre especificamente em dias nublados e chuvosos. Quando isso acontece elas fazem aquela festa. E, nesses dias nublados é que aparecem muitas andorinhas. Depois, quando o tempo muda, a maior parte delas desaparecem e só voltam quando vai chover.

Quando o sol começa a se esconder por trás das serras que ficam na direção da localidade da faixa ou do poente, nas cai-beiras a cantoria dos pássaros vai surgindo e só termina quando de fato já é noite na cidade. Para tanto, tudo começa assim: um pardal, possivelmente fazendo o papel de um maestro fica em um ponto mais alto, próxima as cai-beiras, as vezes é numa casa que fica mais próxima da grande árvore, as vezes na torre da Igreja Católica ou mesmo em um galho mais alto de uma das cai-beiras. Isso, só para chamar mais a atenção e, para dá início ao show. Esse pardal maestro fica ensaiando seu canto pausadamente num intervalo de um segundo, enquanto outros vão chegando e se aconchegando em suas bancadas, que são os galhos das cai-beiras e, logo vão todos se sintonizando fazendo um só som. No clímax da cantoria observa-se que o som de cada um deles não é mais lento e sim, incrivelmente ininterrompido, durante vários minutos.  Os primeiros a chegarem as cai-beiras são alguns pardais. Embora, enquanto isso esteja acontecendo muitos deles ficam ainda pulando no meio das ruas e em meio de muros de casas que ficam próximas as caibeiras. Isto, ainda procurando resta de alimentos. Vale lembrar, que os últimos a chegarem e pousarem nas duas árvores são os pássaros pretos e outros mais. 

         Fazem parte dessa grande festa que ocorre nas cai-beiras, centenas de aves de diferentes espécies, quando um dos principais objetivos delas talvez seja apenas cantar. Há quem diga que elas fazem isso agradecendo a O Deus Criador e Mantenedor da vida na terra, agradecendo por estarem ali: juntas, vivas e felizes. 

         Quando começam os cantos desses seres, ecoa no espaço ao arredor das cai-beiras um grande e lindo som agudo num ritmo bem sintonizado, numa única linguagem que eles entendem perfeitamente. É de fato um verdadeiro coral. Eles cantam em uma só harmonia. É também uma das maiores animações e linda festividade sonora da cidade.

         Ó como é bom e maravilhoso acordar ouvindo o som do canto das aves que vem da direção das cai-beiras! Nem todos da cidade têm esse privilégio. De manhã, por volta das quatro horas, da grande árvore surgem os primeiros cantos. Novamente um pardal, da maneira em que começa a tarde, dá início a cantoria, cantando pausadamente.  De cinco horas e já bem perto do sol nascer a festa é ainda bem maior. À medida que o dia vai clareando sobre a parte oriental da cidade muitos deles se despedem das cai-beiras e, voam em direção as serras. Esses são os pássaros pretos; outros, voam em direção aos telhados das casas, das calçadas, dos muros e do meio das ruas da cidade em busca de resto de alimentos dos humanos, esses são os pardais; enquanto outros ainda ficam cantando até o último sair da grande árvore. Todos os dias eu presencio de pertinho esses fatos acontecerem, pela tarde e pela manhã, porque minha residência fica bem próxima e, de frente para as duas cai-beiras. Por isso é que tenho essa visão privilegiada e, sou muito grato aO Deus Criador do universo pela vida e por tudo isso que vejo.

Por vezes, esses pássaros são nossos amigos, conterrâneos e companheiros noturnos, que embora como nós tenham as suas difíceis lutas diárias para sobreviverem nos campos, nas serras e na zona urbana, antes de dormirem, quando se juntam nas cai-beiras celebram uma grande festa sintonizada com seus lindos cantos, que nos transmitem grandiosíssimos gestos de: gratidão, amor, alegria, união, harmonia e paz, mesmos sendo eles de espécies diferentes, até hoje nós não percebemos nenhum desentendimento entre eles. Eles deixam esse lindo legado d amor para nós humanos.

          Então, por causa de tudo isso, da grandeza, do esplendor, da importância das duas cai-beiras naquele canto é que eu digo: Ó Como é bom e agradável caminhar cedinho nas praças da nossa cidade a partir das 04:00hs da manhã. A gente vai andando em sintonia com o som dos pássaros que vem da direção das cai-beiras, sentindo na pele a brisa do vento da manhã, sob a claridade do sol que começa a surgir no horizonte anunciando a certeza do novo dia que está chegando.

          Também, pessoas que passam de frente das cai-beiras pela manhã nesse mesmo horário, muitos delas indo em direção do hospital, especificamente aquelas que vão pegar transporte para irem a Natal, quando de fato, a maior parte dessas pessoas vão resolver problemas de saúde, elas se sentem mais seguras e felizes, emocionadas e encorajadas com o canto dos pássaros, que nos faz acreditar mais na vida com a certeza de que estamos vivos e esperançosos. Isso, (a união, a alegria e a disposição dos pássaros) nos encoraja e nos enche de esperança e de alegria. Também, em alguns “botecos” e pequenas lanchonetes que ficam próximos as cai-beiras, há pessoas que todos os dias saboreiam os seus cafés compartilhando com o alegre som dos pássaros, quando muitas delas estão ali aguardando o sol nascer, esperando algum tipo de transporte para viajar e, outras costumeiramente vão só para tomar café e conversar com o dono do comércio, que é o amigo Geraldo. 


 
Para chamar mais a atenção da população para as cai-beiras, durante a noite, uma vez por outra aparece uma grande coruja, cuja pousa sobre as copas das duas arvores. Talvez ela venha à procura de alimento. Isso faz parte da cadeia alimentar. Também, com o mesmo propósito costumeiramente se vê gatos subindo nos troncos das duas grandes árvores, possivelmente indo em direção aos galhos de cima, em busca de alimento.  

         Outro fato que também nos chama bastante a atenção e que perturba muitíssimo os pássaros que estão nas cai-beiras é o que ocorre quando uma pessoa solta um fogo de artifício do tipo pistola ou outro semelhante. As aves pretas são as que primeiro voam. Talvez por serem mais desconfiadas. Haja vista, que elas vivem a maior parte de suas vidas na selva. Porém, mesmo acontecendo isso (uma explosão de fogos de artifício), logo elas retornam em forma de nuvem e começam a pousarem novamente sobre as cai-beiras. Também, já presenciamos por várias vezes, meninos jogando pedra nos galhos das referidas árvores, tentando possivelmente matar algum daqueles passarinhos. Coisa inaceitável.

          Convém dizer, que assim como há alguém que tenta tirar o sossego dos pássaros, convém proferir também, que os pássaros estão causando algumas pequenas mudanças desagradáveis e desconfortáveis para as pessoas, especificamente no espaço físico ao redor das árvores. Basta que você olhe para a calçada do posto que certamente verá um tapete e marcas de fezes sobre ela, formado por fezes dos pássaros, que defecam enquanto estão nas duas árvores. Por causa disso, aqui vai um aviso. Se você não quiser levar uma “prastadas” de fezes dos pássaros, não passe na calçada do posto de saúde durante as horas em que eles estiverem reunidos nas cai-beiras.

           Ainda por causa das fezes das aves que se reúnem nas cai-beiras, outro fenômeno atípico está acontecendo, cujo vem mudando a visão do caule da cai-beira mais velha, como também os telhados: do posto médico e das casas que ficam ao arredor dele. Trata-se do aparecimento de árvores do tipo cactos como: facheiro, xiquexique, palmeira e mandacaru, que provavelmente nasceram ali por causa das fezes dos pássaros pretos. Para tanto, eles comem os frutos dos cactos na caatinga e ali defecam à noite quando estão pousando nos galhos da cai-beira mais velha.  Possivelmente, por causa disso, quando chove as sementes são molhadas, germinam e naqueles cantos nascem aquelas plantas exóticas (os cactos).

 
Hoje, muitos indagam: porque essas aves deixam o silêncio e a paz da selva e veem dormir no barulho da cidade? As vezes penso que gostam mesmo é da inquietude urbana, haja vista que ali (nos pés das cai-beiras), que é o local em que elas se juntam todos os dias é o local da cidade em que há mais conturbação. É aonde ocorre o maior fluxo de pessoas; Concentração de órgãos públicos como: Secretaria de saúde, delegacia de polícia militar, grupo escolar creche, hospital, Posto de saúde, posto de combustíveis, quadra de esporte, também há tráfego de automóveis do tipo: caminhões pesados, transportadoras de alimentos, parada de transporte de passageiros, frota de taxistas e o maior fluxo de motos com seus canos barulhentos, quando as vezes elas usam canos furados com a intenção de perturbar mais ainda, também de vez em quando chega um menino para perturbar e tirar a paz dos pássaros, haja vista, que ali é a principal chegada para quem vem ao o centro da cidade, vindo pela BR-226.
 
Japi, que era conhecido pelo nome de “Francisquinho Nicolau” (Francisco Nicolau Fagundes), filho do saudoso Tomás Fagundes.

          “Dizem que após a inauguração dessa quadra a quantidade de pássaros que vinham diariamente para as cai-beiras foi diminuindo gradativamente. As pessoas atribuem esse processo ao barulho que ocorre diariamente na quadra. Hoje são bem menos o número de pássaros que veem dormir nas cai-beiras, principalmente os pássaros pretos. Eles continuam vindo para área urbana, porém estão se dividindo para locais diferentes da cidade. Estão indo para os grandes pés de mangueiras que cresceram em todas as partes da cidade, os quais foram doados por Edson Batista dos Santos, um japiense que foi eleito em 2022 pela mídia santa-cruzense (Rádio Santa Cruz), como o maior ambientalista da Microrregião da Borborema Potiguar. Isso, por que é ele a pessoa física que mais arboriza o Região do Trairi. Com essa ação, tanto ele está contribuindo para o processo de desenvolvimento sustentável como também para a despoluição do oxigênio na atmosfera, do município de Japi e da região do Trairi.

           É evidente que a quadra de esporte que foi construída no muro do posto médico veio trazer grandes benefícios para o município e, principalmente para a juventude desportista. Isso é um progresso moderno que devemos ser gratos à os nossos administradores. É sem sombra de dúvida um grande avanço na área desportiva. Porque não dizer, que é para a saúde física, mental, moral, profissional e espiritual dos nossos jovens. Porém, possivelmente, seja esse progresso, o que está afugentando quase todos os pássaros das cai-beiras do posto de saúde. Haja vista, que ela (a quadra de esporte) funciona principalmente na parte da noite e, portanto, é de fato nesse horário que ela é mais frequentada e, por isso, nesse horário, ocorre muitos barulhos. Isso ocorre todos os dias, do início da noite até as 22 horas.   

          Embora haja toda essa pertubação próxima as cai-beiras, ainda existem pássaros que persistem e vem dormir nelas. Toda via, é por isso que já cheguei a pensar que o que atrai essas aves para cá é a claridade. Será? Talvez sim, talvez não. Também já cheguei a pensar que é por causa do tamanho das árvores. Mas, também sobre isso tenho dúvidas, porque no tocante ao tamanho das árvores, na selva, especificamente no boqueirão perto de onde muitos delas vivem durante o dia há muitas árvores iguais ou bem maiores do que as nossas cai-beiras, e mais, essas árvores vivem num local de paz, sem barulho, longe de presença e perturbação humana. O que parece mesmo é que elas gostam de estarem juntas a nós durante a noite. Acho que elas se sentem mais seguras. Creio que tudo isso para nós ainda é um mistério. Só O Deus Criador sabe. Aliás. Se você observar com detalhe verá que nessa história há muitos mistérios.

          Leia e reflita no que vou escrever agora: quem diria que aquela pequena árvore, que a mais de quarenta e cinco anos foi encontrada no rio Jacu, por Ubaldo Borges de Lima e seus companheiros, quando naquela ocasião ela se encontrava quase solitária e exposta na imensidão de areia do deserto do já referido rio, em meio de um sol escaldante, quando aparentemente o seu destino futuro seria a sua precoce morte, por ela ser muito novinha, pequenina e também devido ao local em que se encontrava naquela hora, hoje, ela tenha se transformado em um dos mais lindos e importantes cartão postal da cidade de Japi e, num símbolo de resistência e resiliência, com uma vida longa, saudável e de muita serventia?

          Além das variadas e boas qualidades e serventias das duas enormes cai-beiras do posto de saúde de Japi, convém enaltece-las ainda mais, porque durante todo o ano elas se apresentam com duas deslumbrantes roupagens naturais diferentes, cujo resplendor deixa a cidade mais colorida e bonita. De fato, nos últimos anos, essas árvores se tornaram ainda mais atrativas a comunidade. Para mim, elas são os que temos de mais lindo e fúlgido na cidade em termo de algo natural. Para tanto, no inverno elas se vestem de uma copa verde (as folhas), no verão elas se vestem de uma copa a amarela (as flores).

Atualmente quase não se vê uma cai-beira na nossa região. Porém, ainda na primeira metade do século passado existiam dezenas de árvores da espécie cai-beira nas margens do rio Jacu. Na verdade, outrora, nós víamos gigantescas árvores dessa mesma espécie em todas as margens do referido rio. De um Boqueirão a outro (do Boqueirão de Cima ao Boqueirão de Baixo)

           Portanto, para finalizar a história, faço questão de enaltecer novamente a duas pessoas que são: Ubaldo Borges e Vicente Paulino, pois, eles foram as principais pessoas que contribuíram para que as crai-beiras (as cai-beiras) e a história delas existisse hoje.

           Ubaldo Borges de Lima, esse é digno de agradecimentos e de elogios. Para tanto foi ele quem teve a brilhante ideia e a iniciativa de trazer a cai-beira mais velha e plantá-la na areia do muro do posto de saúde. A outra pessoa foi o saudoso Vicente Paulino da Costa, que para tanto foi ele o grande responsável e pai adotivo desta magnífica árvore. A pova disso é que ele cuidou dela desde quando a encontrou na areia do muro do posto de saúde, até ela se tornar adulta. Agora, se as duas cai-beiras existem devemos ser gratos em primeiro lugar a Deus, depois as duas personagens principais do texto: Ubaldo Borges de Lima e ao saudoso Vicente Paulino da Costa, que são conhecidos como: “os protetores da caibeira mais velha do posto de saúde de Japi/RN”.      

Nota de rodapé (1ª):

“Cabeira”. É o nome comum que é dado a essa planta, aqui, na nossa localidade.

          O nome científico dessa espécie arbórea nativa da família Bignoniacena, é também conhecida popularmente como craibeira, caraíba, caraúba o paratudo-do-campo, dependendo de cada região. Na língua Tupy recebe o nome de Caraíba, que significa lenho forte e duro, que ao parar-nos nas estradas, veremos nas margens dos rios temporários do Nordeste semiárido pés da referida espécie.

         A craibeira é uma árvore de grande porte. Atinge de 5 a 20m de altura. É de grande importância econômica por ser uma planta de múltiplas utilidades tendo sua madeira de textura mediante e coloração bege claro, é utilizado na carpintaria, vigamentos, esquadrias, móveis, cabos de ferramentas, caixotaria, artigos esportivos (Tacos de bilhar), tábuas para embarcação civil, fins medicinais e serviços diversos. Essa planta é vista nas margens de rios temporários do Nordeste semiárido. 

 

Nota de rodapé (2ª)

TRAPIÁ vem do tupy guarani e que dizer “fruta de anta”, pois esse mamífero tinha predileção por essa fruta.

           Árvore elegante, de 4 a 15m conforme as variações climáticas de cada região. A copa é arredondada ou semelhante a um guarda-chuva.

 

 O Trapiá – Era uma pequena área que ficava na beira do rio Jacu próxima ao cemitério. No ano em que encontraram a “caibeira” aquele lugar era conhecido por” trapiá pois ali havia um pé de trapiá, uma árvore que existe lá, cuja fica na beira do rio. Ainda hoje, aquela que era uma linda planta alta, frondosa e que botava muitos frutos ainda está lá, no mesmo local. Embora assim, ela está pequena e a muitos anos não bota mais frutos. Uma grande mata formada por “pés de algaroba” cobriu toda aquela localidade.

         O trapiá é uma espécie que está praticamente extinta da nossa região. Ela era encontrada em beiras de rios.

         Outro fator que contribuiu bastante para que aquela pequena área do rio Jacu ficasse conhecida por trapiá foi também por causa de um grande poço de água que existia próximo a referida árvore. Por tudo isso, nesse tempo, aquele lugar havia se tornado uma das áreas de laseres para a meninada japiense, inclusive eu. Ali, todos os dias, depois de brincarmos muito em lugares diferentes da cidade íamos refrescar-nos tomando banho nas águas do famoso “poço do trapiá” e chupar frutos de trapiá. Não podemos esquecer que haviam outras áreas de laser como: Pedra de Zé Medeiros, coqueiros de seu Tota, o poço de Tomás, a cachoeira de Jodoval, o Boqueirão e outros mais.

 

 


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