quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vergonha, congresso vazio passa vexame na visita do presidente chinês

Congresso vazio na visita de Xi Jinping (Foto: Ana Paula Leitão/Diário do Poder)
Apesar de ter sido antecipada para esta quarta-feira (16) – já numa tentativa de garantir o mínimo de quórum – a visita presidente da China, Xi Jinping, ao Congresso Nacional, o Plenário da Câmara dos Deputados permaneceu esvaziado durante todo o pronunciamento.

Poucos parlamentares e assessores acompanharam o discurso do comandante chinês, e muitas cadeiras ficaram vazias durante o evento, que conta com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Inicialmente marcado para quinta-feira (17), a visita foi antecipada para hoje, antes da debandada dos parlamentares para o recesso branco. A medida não adiantou, já que muitos parlamentares voltaram para seus Estados ainda na noite de ontem para cuidar das campanhas eleitorais.

A visita de Xi Jinping ao Congresso Nacional acontece após a 6ª Cúpula do Brics em Fortaleza, no Ceará. O Brics é um grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia.

Diário do Poder