A
partir de hoje, os clientes da operadora Oi que usarem todo o pacote de
internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso. A
mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora.
Quem quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de
dados ou contratar um pacote adicional avulso. Outras operadoras também vão
adotar a mudança no sistema ainda neste ano.
A
mudança na cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente
pela operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da
franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. Segundo a Oi, o fim da
velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais,
é uma tendência mundial por garantir melhor experiência de navegação aos
usuários de internet móvel.
A
partir do dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle
também terão a internet bloqueada após atingirem o limite de dados do plano
contratado. Para continuar navegando, eles poderão adquirir pacotes
adicionais de franquia. Segundo a Claro, os clientes já estão sendo
informados das novas medidas, que permitirão que os clientes usem seus pacotes
de internet sempre em alta velocidade, sem reduzí-la após o consumo de sua
franquia.
A
Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas
Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do próximo dia 30 para os usuários
pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de
Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de
Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa diz que já avisou aos clientes
sobre o ajuste nos planos, que deverá ser implementado nos próximos meses para
os clientes de planos pré-pagos e controle de outros estados, bem como para os
usuários pós-pagos.
A
TIM vai adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia
somente para os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que garante
envio ilimitado de mensagens por meio do aplicativo. A operadora diz que
continua avaliando as diferentes possibilidades e não prevê qualquer ajuste em
seus planos atuais. “Os clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de
uma experiência de internet de alta qualidade e, nesse contexto, o modelo de
redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção
negativa do serviço”, diz a operadora.
Segundo
a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às
empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o
Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de
Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e
ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência
mínima de 30 dias. *Com informações da Agência Brasil
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