quinta-feira, 10 de abril de 2014

Blog Japi em Foco homenageia o homem que mais ajudou ás famílias carentes de Japi

Clique na foto para ampliá-la
Francisco Medeiros Sobrinho nasceu no dia de São Francisco de Assis aqui em Japi, filho de uma grande personalidade Neco Medeiros e Dona Nova Medeiros.

Clique na foto para ampliá-la
Estudou em Campina Grande, casou-se com sua prima Antonieta Pontes tendo assim 1 filho José Ivanilson duas filhas Sânzia Maria  de Medeiros Pontes e Sandra Maria Pontes de Medeiros e a jovem Patrícia , deixando 1 neto e 3 netas.

Todavia dedicou-se a agricultura e a pecuária sempre contribuiu no desenvolvimento de nossa região, chegando a Japi receber o titulo “TERRA DO ALGODÃO.”.

Nunca foi vaidoso, nem usou do espírito de grandeza, gostava mesmo de viajar de carro, de calçar sandália alpargatas, suas vestis simples, e de se alimentar de comida do homem do campo, gostava de admirar a vegetação, os animais, a roça, o gado, do canto dos pássaros, coisa do homem do sertão nordestino.

Sua grande virtude será escrito para sempre nas páginas inapagáveis de nossa história, serás um marco, nossa pedra fundamental desta geração um exemplo de homem público que nunca abandonou seu lar, nossa terra.

Seu nome já lembra os atos de humildade de São Francisco de Assis, trabalhou muito por nossa terra, deu sua grande parcela de contribuição para o progresso de Japi, deu o melhor de si, seu coleguismo, companheirismo e amizade; o que muitos nos orgulham.

Como diz o ditado popular, nasceu em berço de ouro, mas viveu no meio da pobreza hoje com 78 anos repousa na humildade com Cristo. Com certeza será um selo de autenticidade ao fazer o bem ao nosso povo, sua grandeza Francisquinho será medida pelo termômetro da vida na vida politica foi vereador, Administrou  Japi por 3 gestões e a cidade de Santa Cruz uma vez.

Sabemos que hoje o senhor foi mora com nosso Deus, mas não nos abandona por que irá sepultado no nosso torrão natal. Cumpriu com    Dignidade, Competência, Humildade, Amor, sua Honrosa missão de um grande homem, Católico, om Filho, Bom Pai e esposo, Agricultor, politico e amigo de todos. Por isto és uma estrela que nunca deixará de brilhar, e é este brilho que ilumina nossa esperanças de continuares vivo dentro de nós.

Francisquinho você foi, é e será um grande herói. Francisquinho o líder politico “O PREFEITO MAIS QUERIDO DE JAPI”.

Japi está na lista de cidades em estado de emergência

Governo Federal reconhece situação de emergência de 159 cidades do RN.

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10).

Executivo estadual publicou decreto de emergência em 24 de março.

Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência dos 159 municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.

A portaria publicada tem como base o decreto estadual de 24 de março de 2014, quando o Executivo confirmou quadro de gravidade no abastecimento de água em 159 municípios, o que representa 95% dos municípios potiguares.

Os oito municípios que não estão em estado de emergência são Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macau,Goianinha, Maxaranguape e Rio do Fogo (a lista das cidades em emergência pode ser vista no fim do texto).

Prefeita de Santa Cruz decreta luto oficial de três dias por morte do ex-prefeito Francisquinho

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, emitiu nota de pesar pela morte do ex-prefeito de Santa Cruz, Francisquinho Medeiros, ocorrida na madrugada de hoje.

A gestora municipal ainda decretou luto oficial por três dias. A seguir, veja a nota na íntegra:

Nota de Pesar

A Prefeita Fernanda Costa, lamenta com pesar o falecimento do ex-prefeito do município de Santa Cruz, Francisco Medeiros Sobrinho (Francisquinho Medeiros), aos 78 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (10). Fernanda Costa presta sua solidariedade aos amigos e familiares que sofrem com essa perda irreparável.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz declara luto oficial de três dias em sinal de respeito pelo falecimento de Francisquinho Medeiros, que foi prefeito de Santa Cruz no período de 1989 a 1992.


Tomba apresenta na AL Votos de Pesar em homenagem ao ex-prefeito Francisco Medeiros, falecido hoje

Em discurso emocionado, parlamentar do PSB lembra a trajetória da vida pública de Francisquinho Medeiros, que foi ex-prefeito de Santa de Cruz e da cidade de Japi
Em sessão realizada na tarde do hoje na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) apresentou no Plenário da Casa requerimento de Votos de Pesar à família do ex-prefeito Francisco Medeiros Filho, falecido na madrugada de hoje na cidade de Japi, localizada na região do Trairi do estado.

Em um discurso emocionado, Tomba Farias destacou que o ex-prefeito, foi um dos maiores agropecuaristas do RN, sustentando centenas de pessoas na região nas décadas de 70 e 80, tendo sido um dos maiores exportadores de algodão.

O parlamentar destacou ainda que Francisquinho Medeiros, como era mais conhecido foi prefeito de Japi pela primeira vez em 1983, ficando no cargo até 1988. Ele ainda se elegeu novamente em 2000 e em 2004. Em 1992 elegeu sua esposa, Antonieta Medeiros, prefeita de Japi.

Em 1989, vencendo Crésio Lopes, foi eleito o primeiro prefeito de Santa Cruz depois do Regime Militar.

"Mesmo sem mandato, Francisquinho Medeiros era um articulador político nato, tendo eleito sua filha, Sânzia Medeiros, que foi candidata a vice-prefeita de Japi na última eleição", disse Tomba.

Multidão dá o último adeus a Francisquinho Medeiros

Em funeral nunca visto antes em nossa cidade, milhares pessoas acompanharam o velório e o sepultamento de Francisciquinho Medeiros. O corpo saiu da sua residência, na fazenda Japi, ás 15:00 com destino a câmara dos vereadores, onde lideranças municipais, regionais e estaduais prestaram uma simbólica homenagem. Em seguida o corpo saiu com destino á Igreja católica São Sebastião, onde o Pe. Vicente celebrou a missa com a igreja completamente lotada. O prefeito Robinho prestou suas condolências e deu o último adeus em nome de todos os Japienses. Seu corpo foi sepultado na capela São Sebastião, no bairro Alto São Sebastião (Capela).

A população Japiense está enlutada, pois Francisquinho Medeiros marcou seu nome na historia de nossa cidade, como destacamos no decorrer do dia de hoje em nosso Blog. Toda a evolução de Japi nos últimos 30 anos deve-se á Francisquinho, que construiu diversos grupos escolares, hospital, clube, ponte sobre o rio Jacú , RN que liga Japi a cidade de Santa Cruz, dentre outras construções.

Durante todo o dia, nós do blog Japi em Foco, presenciamos grandes lideranças do cenário político estadual em Japi, dentre eles deputados estaduais, federais, prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores, empresários e desembargadores. Francisquinho era bastante conhecido e tinha um enorme prestígio em todos os segmentos Norte-Rio-Grandenses.

O ex-prefeito deixa esposa, 4 filhos e 1 neto e duas netas. Francisquinho Medeiros aos 78 anos era um homem em sã consciência e dominava todos os seus afazeres, comprava e vendia gados, dirigia, e era um grande articulador político.

Curiosidades:

Francisquinho era dono de quase 80% de todas as terras pertencentes ao município de Japi.

Foi o primeiro prefeito da cidade de Santa Cruz após o regime militar em 1989.


Veja mais fotos clicando aqui!

Veja mais fotos aqui!

Imagem do Dia

Francisquinho Medeiros e Geraldo Simões

Prefeito Robinho decreta luto oficial de 3 dias


DECRETO Nº. 003/2014.

Decreta Luto Oficial de três dias em todo território municipal, e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Japi/RN, no uso de suas atribuições legais definidas pela Lei Orgânica Municipal, e CONSIDERANDOo falecimento do Ex-Prefeito o Senhor Francisco Medeiros Sobrinho, ocorrido na madruga de hoje, dia 10 de abril do corrente ano; CONSIDERANDO que o Município deve tributar à memória do ilustre ex-prefeito de Japi, Francisco Medeiros Sobrinho, as homenagens que fazem jus pelo seu elevado caráter,   dedicação, honradez e, sobretudo, pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município; e
CONSIDERANDO, por fim, o legado que certamente deixará aos Munícipes.

DECRETA:
Art. 1º – É declarado luto oficial no âmbito municipal, por 03 dias a partir do dia 10 de abril do corrente ano, em sinal de profundo pesar pelo falecimento da figura pública de grande relevância FRANCISCO MEDEIROS SOBRINHO.

 Art. 2º. - Fica determinado que os funerais do ex-prefeito de Japi se realizem sendo-lhe prestadas honras fúnebres de chefe de executivo municipal, e que as bandeiras municipais e estaduais devem ser hasteadas à meio-mastro, em todos os estabelecimentos públicos municipais.

Art. 3º. – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se, Publique-se, e Cumpra-se.

Gabinete do Prefeito, em 10 de abril de 2014.
ROBSON VANDERLEI DE MEDEIROS
Prefeito Municipal

Festa no sítio Pedra Preta foi cancelada

Festa de sábado no sítio Pedra Preta com o Forrozão P10 foi cancelada.

Em razão do falecimento do nosso ex-prefeito Francisquinho Medeiros na madrugada de hoje (10) e enlutado pelo acontecimento o Sr° João Pinheiro, organizador do bolão de vaquejada, que ocorreria sábado (12) com o Forrozão P10, cancelou o evento, e em breve divulgará uma nova data.

Francisquinho Medeiros - O rei do algodão

Francisquinho Medeiros foi um dos maiores produtores de algodão e pecuarista do RN. Sustentou milhares de famílias na década de 70 e 80 devido a abundancia do algodão em Japi e foi um dos principais exportadores da fibra na região.

O algodão era a fonte de renda e sustentação monetária de Japi e do estado. Hoje, as famílias Japienses se mantém apenas com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, pela União, além das aposentadorias e funcionalismo público.

Agora depois de sua morte guardamos apenas a lembrança de um passado glorioso, hoje empoeirado e quase esquecido diante dos prejuízos herdados pela devastação das plantações causada pela “praga do bicudo”.

‘’O ouro branco não irá reluzir novamente’’
A época do ''Ouro branco'' em Japi.

Corpo do ex-prefeito Francisquinho Medeiros está sendo velado em sua fazenda

O corpo do ex-prefeito Francisquinho Medeiros chegou por volta dás 9:30 da manhã de hoje (10) e está sendo velado em sua fazenda.

A missa de corpo presente acontecerá ás 16:00 hrs na igreja católica São Sebastião.

Seu sepultamento será ás 17:00 hrs na capela São Sebastião no bairro Alto São Sebastião (Capela).


Câmara municipal de Japi irá homenagear hoje (10) o ex-prefeito Francisquinho Medeiros

O legislativo municipal da cidade de Japi prestará homenagem ao senhor Francisco Medeiros sobrinho, o qual tem uma história viva dentro do cenário familiar, social e político Japiense.

Nós que fazemos essa marca Japiense em representação da população prestaremos uma homenagem a este grande homem que tanto fez pelo povo desta terra. De antemão convidamos para presenciarmos o enlutamento por meio de uma simbólica homenagem que se realizar-se-à na câmara municipal desta cidade por volta das 15:00 na qual nos despediremos deste ser tão sublime e humilde que sempre representará a população Japiense.

Em nome de todos os legisladores sintam-se convidados.

Conheça um pouco da história de Francisquinho Medeiros na política regional

Clique na foto para ampliá-la
Bastante conhecido e temido entre os políticos regionais, Francisquinho Medeiros foi prefeito em Japi e em Santa Cruz, capital do Trairi. Um feito histórico na região.

‘’Pai Chiquinho’’ (Um de seus apelidos) foi prefeito da cidade de Japi 3 vezes,  a primeira foi no ano de 1983 há 1988, no ano seguinte seu Francisquinho canditatou-se na cidade de Santa Cruz, ao cargo de prefeito daquela cidade e ganhou as eleições na disputa com o candidato Crésio Lopes. Assumiu até 1993 quando lançou sua mulher Antonienta Medeiros a prefeita de Japi. Voltou a ser prefeito de nossa cidade em 2001, em disputa com Tarcísio Araújo, seu primo. Reelegeu-se em 2004, mas foi cassado pela justiça eleitoral no primeiro ano de mandato (2005).

De lá pra cá seu Francisquinho participou ativamente nos bastidores da política Japiense. Na última eleição municipal ele lançou sua filha Sanzia Medeiros à vice-prefeita de Robinho, atual prefeito. 


Prefeito Robinho, Sanzia, Tereza Pontes e Francisquinho Medeiros na convenção do PSB em 2012. 


Nosso respeito e gratidão ao homem que ajudou a construir Japi


Arysson Soares comenta sobre a morte de ''Seu Francisquinho''

CONFESSO QUE NO AMANHECER DE HOJE TODOS NÓS CUJOS LAÇOS TEMOS COM AQUELA CIDADE DO TRAIRI, DENOMINADA DE JAPI, ESTAMOS SOBRE A TRISTEZA E O LUTO NO QUE DIZ RESPEITO AO GRANDE FILHO DAQUELA GLEBA JAPIENSE. FRANCISCO MEDEIROS SOBRINHO É O SEU NOME NA PIA BATISMAL E FRANCISQUINHO MEDEIROS É O NOME QUE NA VIDA LOGROU SUCESSO TANTO NO SEIO POLÍTICO, AGROPASTORIL E FAMILIAR. CONHECI DE PERTO SEU FRANCISQUINHO E TODA SUA FAMÍLIA DOS QUAIS GUARDO NO CORAÇÃO OS MAIS DÍGNOS E LEAIS RESPEITO, TODAS AS MINHAS FÉRIAS COLEGIAIS ERAM CONSUMIDAS EM JAPI, PORTANTO CONHECÇO BEM ESTE POVO BOM!...SEU FRANCISQUINHO UMA DAS MAIORES E LEGENDÁRIAS FIGURAS POLÍTICAS DO TRAIRI ONDE SEMPRE GOZOU DOS MAIORES PRESTÍGIOS POLÍTICO DAQUELA TERRA, DESDE A UDN SEMPRE ACOMPANHOU O SEU VELHO AMIGO E PARENTE SENADOR DINARTE MARIZ, FOI JUNTO COM DINARTE QUE O MESMO INGRESSOU NA VIDA PÚBLICA, SENDO PREFEITO DE JAPI POR DUAS VEZES, SANTO CRUZ POR UMA VEZ E CUJO LEGADO FAMILIAR AINDA O FEZ SUA ESPOSA DONA ANTONIÊTA PREFEITA E SUA FILHA Sanzia Medeiros ATUAL VICE-PREFEITA DO JAPI.

HOMEM COMPROMETIDO COM SUA TERRA, SÉRIO E LEAL O FIZERAM MARCAS DE UM GRANDE LÍDER. SEU FRANCISQUINHO ERA TIDO COMO O CACHIQUE E CHEFE POLÍTICO DE SUA TERRA MATER!...COMO GRANDE AGROPECUARISTA SEMPRE MILITOU NAS LIDES DA CRIAÇÃO DE GRANDES BOIADAS DAQUI AO PIAUÍ OU ATÉ MESMO O MARANHÃO ONDE O MESMO ERA DONATÁRIO DE FAZENDAS. QUANDO CRIANÇA AINDA VEM NA LEMBRANÇA UM VELHO DIZER "SÓ QUEM TEVE 10 MIL CABEÇAS DE BOI FOI O VELHO PEREIRA CANGALHA DE SERRA NEGRA E SEU FRANCISQUINHO NO JAPY". POIS BEM DAS SERRAS AO VELHO BOQUEIRÃO, DA CAPELA A VELHA TUBIBA, DA RUA DO CENTRO AO CRUZEIRO NO PÉ DO ALTO ENFIM TODA JAPI AMANHECE DE LUTO PELO SEU FILHO AMADO. A DONA ANTONIÊTA, SÂNZIA, IVANILDO E TODOS OS ENLUTADOS FAMILIARES OS NOSSOS SINCEROS SENTIMENTOS.

Arysson Soares e Família.

Luto; Morreu a grande liderança do Trairi, Francisquinho Medeiros

Japi está de luto!

Morreu na madrugada desta quinta-feira o ex prefeito de Japi e ex-prefeito da cidade de Santa cruz, Francisquinho Medeiros, pai da vice-prefeita Sanzia Medeiros.

Francisquinho Medeiros tinha 78 anos. Segundo informações o mesmo sofreu um infarto.

No decorrer do dia publicaremos mais informações. Fique ligado!