quarta-feira, 18 de março de 2015

Equipe da secretaria de assistência social participa de curso em Currais Novos


O Poder Judiciário do Estado Do Rio Grande do Norte realizou, no dia 16 de março de 2015, o CURSO PREPARATÓRIO PARA ADOÇÃO, na comarca de Currais Novos. O Curso foi coordenado pela Dra. Susana Costa Lima (CEIJ), e teve como palestrantes o Juiz Marcus Vinicius com a palestra intitulada A lei da Adoção: qual minha motivação para cumprir?, e o Juiz José Dantas Paiva com a palestra  A prática Forense da Adoção e o Funcionamento da Rede. No final dos trabalhos da manhã visitamos a “CASA DO POBRE” com o objetivo de conhecer na prática o programa de Acolhimento Institucional-Familiar executado na Comarca de Currais Novos.


Compareceram ao evento pretendentes à adoção, além de profissionais da rede de atendimento das duas comarcas. A abertura proferida pelo magistrado da comarca de Currais Novos, juiz Marcus Vinicius Pereira Júnior, ressaltou a importância do curso o qual, de acordo com a Lei 12.010 é requisito necessário para a habilitação dos pretendentes no Cadastro Nacional. Além da participação em curso específico, a inscrição de postulantes à adoção deve ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.

Compreensão que devemos ter

A preparação tem um caráter educativo/pedagógico e não avaliativo, tendo dentre os principais objetivos: ajudar os candidatos a explorar a natureza da parentalidade por adoção e compreender seus próprios sentimentos e as dificuldades que podem aparecer nas relações adotivas; preparar para reconhecer se são capazes de aceitar a adoção; a perceberem se é exatamente o que buscam; facilitar a realização de uma avaliação de sua própria motivação, de suas habilidades necessárias para a educação da criança adotiva, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.