sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma relíquia; Blog Japi em Foco têm acesso ao primeiro mapa cartográfico de Japi

Uma relíquia nos foi apresentada pelo senhor Arnaldo Pinto. Trata-se do primeiro mapa cartográfico da zona urbana de Japi, sendo ele desenhado por Djalma Maia, em 5 de janeiro de 1961, na administração do então prefeito da cidade, Pedro Tolentino de Medeiros.

O mapa mostra como era a cidade há mais de 50 anos. Nele, podemos observar onde ficava o antigo campo de futebol, a cadeia pública, dentre outros antigos prédios do município.

O Tempo fez com que parte do material se desintegrasse. Porém, Arnaldo cuidou em fazer uma cópia para que o documento não fosse totalmente perdido.

Naquela época, segundo o seu criador, existia somente duas vias urbanas em Japi, sendo elas a avenida Manoel Medeiros (praça central) e a rua do rio (Luiz Gomes). A cidade de Japi era resumida apenas pelo centro. Não existiam os bairros Alto Bela Vista nem Alto São Sebastião.

O artefato está em poder de Arnaldo Pinto, filho do saudoso Pedro Horácio, funcionário municipal na década de 60.

Veja abaixo. Clique nas imagens para ampliá-las:


Veja uma representação atual da cidade feita pelo Google Maps. A superfície terrestre do município está totalmente diferente. Mais de 30 vias urbanas foram criadas em Japi.