
Segundo informação de Cleonildo Mello, para o portal da Agência Sebrae de Notícias, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do RN (Sebrae/RN), está está promovendo consultorias tecnológicas a um grupo de 25 cerâmicas para que essas empresas passem a se ajustar à regra.
A norma já está sendo fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e como parte dos prazos de adequação já expirou, estão sendo aplicadas multas às empresas de variados setores que não cumprem os procedimentos.
Estão sendo contempladas empresas do Vale do Açu, Seridó e Grande Natal, que já estão contanto com consultorias prestadas pela Setec Controle Tecnológico para adequar o ambiente das 25 cerâmicas potiguares produtoras de tijolos, blocos, telhas e lajotas aos parâmetros estabelecidos na norma. Essa regra é recomendada para empresas que têm equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao trabalhador. A ação dura seis meses e faz parte do Projeto da Indústria da Cerâmica Vermelha Potiguar, cujas consultorias são 80% subsidiadas pelo Sebraetec. 