G1: Com o esgotamento completo do Açude Gargalheiras, na cidade de Acari, e a declaração de colapso nas cidades abastecidas pelo manancial, água proveniente de poços e carros-pipa estão sendo as opções de abastecimento no município de Currais Novos, localizado na região do Seridó potiguar. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), dois carros-pipa estão transportando 1,92 milhão de litros de água por dia para à cidade.
Ainda de acordo com a Caern, os carros-pipa são uma medida emergencial que está custando um investimento diário de R$ 10 mil reais. Os carros usados no abastecimento pegam água em Florânia, cidade também da região do Seridó, distante 44 quilometros de Currais Novos, e fazem 10 viagens por dia para alcançar a meta.
A água proveniente dos carros-pipa ainda é despejada na estação de tratamento Dourado para ser bombeada até o reservatório central, de onde é distribuída de acordo com o cronograma de rodízio .
Além dos carros-pipa, que distribuem a água em sistema de rodízio, outra fonte de abastecimento são dez poços tubulares que fornecem água para 12 chafarizes espalhados pela cidade. De acordo com o engenheiro da Caern, Eudes Medeiros, outros poços foram perfurados para aumentar o fornecimento de água. Por hora, 18 mil litros de água por hora estão sendo disponibilizados por meio dos poços.