sábado, 5 de setembro de 2015

Em 'Super Trunfo' de tiranos, Getúlio Vargas disputa com Hitler e Saddam


BBC: Quem foi o pior ditador da História, Adolf Hitler ou Saddam Hussein? O austríaco e o iraquiano disputam no jogo de cartas alemão "Tiranos", que reúne em três edições 96 dos mais cruéis e sanguinários governantes que o mundo já teve. E também está na briga o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas, que figura em uma das cartas do jogo.

Criado pelos alemães Jürgen Kittel e Jörg Wagner, o jogo é uma espécie de "Super Trunfo" no qual cada carta traz uma ficha com os "atributos" de cada um dos ditadores.

Lançado em 2008, após dez anos de minuciosas pesquisas que tinham como objetivo selecionar "o pior dos piores", o jogo conta com 32 ditadores divididos em oito grupos - entre eles, monarcas, fascistas, generais, fanáticos religiosos, "fantoches" dos EUA, entre outros. Vargas aparece na terceira edição, representando o Brasil no grupo dos que eles classificam de "fascistas clericais", com algum tipo de laço com a igreja.

As regras do "Tiranos" são semelhantes às do "Super Trunfo", lançado na Alemanha em meados dos anos 50 e popularizado no Brasil na década de 80.

O jogo original trazia estampado em suas cartas carros, aviões e tanques de guerra. O objetivo era conseguir o maior número de cartas possível ao comparar categorias - em cada rodada era estabelecido qual aspecto seria comparado, e o maior valor atribuído a tal aspecto era o vencedor.

No "Tiranos", porém, em vez de comparar a potência de um tanque de guerra e a velocidade de um porta-aviões, os jogadores podem comparar o ano de nascimento do ditador, a idade que tinha quando chegou no poder, o tempo que governou, quantas pessoas morreram durante seu tempo no poder, e quanta riqueza acumulou durante este período.