Último Segundo - IG - Um boneco inflável representando a presidente Dilma Rousseff foi inflado na noite desta terça-feira (6) na avenida Paulista. A alegoria fez parte do protesto organizado pelo grupo Nas Ruas em frente ao prédio do Tribunal de Contas da União em São Paulo.
O objetivo da manifestação é o de pressionar os ministros do TCU a rejeitarem as contas de 2014 do governo, balanço que apresenta as manobras contábeis chamadas de “pedaladas fiscais”.
Segundo a Polícia Militar, a manifestação teve início às 18h30 e ocorreu de maneira pacífica. A corporação não deu uma estimativa de participantes do ato. Já os organizadores falam em 300 pessoas.
Segundo a fundadora do movimento Nas Ruas, Carla Zambelii, a boneca foi batizada de “Bandilma” e tem 13 metros de altura.
“O protesto também é em repúdio à manobra para tirar o ministro Augusto Nardes [relator das contas do governo no TCU] do julgamento. O ato é ainda em defesa do juiz Sérgio Moro e da Operação Lava Jato”, diz Carla, que também se identifica como porta-voz dos 43 grupos que assinaram o pedido de impeachment elaborado por Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, e pelo ex-ministro da gestão FHC Miguel Reale Júnior.
Além do ato na avenida Paulista, o Nas Ruas também realizou nos últimos dois dias uma vigília em frente ao prédio do TCU em Brasília.
Apesar da semelhança entre a “Bandilma” e o “Pixuleco” (boneco inflável representando o ex-presidente Lula vestido de presidiário), as duas ações são de autoria de grupos diferentes. O segundo foi concebido pelo Movimento Brasil (MBR) e chegou a fazer um tour pelo país após ser destaque durante a manifestação nacional do dia 16 de agosto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.