sexta-feira, 13 de novembro de 2015

FOTO: Ovos de dinossauro são encontrados ‘intactos’ em Minas Gerais


Um homem, que não teve sua identidade revelada, doou de forma anônima dois ovos de dinossauros que estavam intactos ao Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) de Belo Horizonte. A relíquia foi encontrada na região de Uberaba, Minas Gerais.

Na região de Peirópolis, distrito da cidade mineira, estão algumas das jazidas de fósseis de dinossauros mais ricas do país e lá está localizado o museu da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que foi para quem o DNPM anunciou a cessão dos ovos encontrados.

Segundo Luiz Carlos Borges Ribeiro, geólogo da UFTM, as informações anônimas sobre os itens provavelmente estejam corretas. A região de Uberaba é única do país, até hoje, em que foram encontrados ovos ‘inteiros’ desses animais antigos.

Possivelmente, os fósseis descobertos sejam de 70 milhões de anos atrás, época próxima do fim dos dinossauros na Terra. Ao que tudo indica, esses ovos encontrados devem ser uma espécie de titanossauro, um animal enorme, herbívoro e quadrúpede, com um pescoço longo. Nessa região, muitas espécies como essa já foram descobertas, sendo que a maioria delas possuía mais de 20 metros contando da cabeça até a ponta da cauda.

Para os pesquisadores, a recuperação desses itens foi uma ‘sorte’, e agora eles têm a esperança de que restos de embrião ainda estejam no interior dos ovos. Para descobrir isso, eles vão submeter os fósseis a tomografias computadorizadas e uma análise química dos elementos presentes na casca também será realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.