quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O autor do livro, Edson Batista fala sobre a importância da obra para o município.

APRESENTAÇÃO 

Este livro apresenta a história do meu Município, que se chama Japi, cidade do Rio Grande do Norte. Ele foi escrito e dedicado especificamente aos filhos desta terra, a fim de que eles conheçam a história do passado, do presente e planejem metas para um futuro bem melhor e feliz para nossa comunidade.
A história contida neste livro é fruto de vários anos de pesquisas que realizei cuidadosamente em várias fontes, a saber: bibliografias de histórias antigas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), livros, revistas, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias de Saúde, da Educação, e da Ação Social, e também das informações de pessoas idosas, inteligentes e historiadoras de nossa região, que deram valor e mérito a real e verdadeira história do nosso município.
Japi tem mais de cinquenta e oito anos de Emancipação Política e até hoje não conheço, e acredito que você, caro leitor, também não conhece um simples escrito de sua história, na íntegra, relatada em livro. Há, sim, um pequeno resumo histórico passado por autor desconhecido para o grande folclorista e historiador potiguar Luiz da Câmara Cascudo, que, em 1996, foi publicado numa de suas últimas edições, intitulada “Terras Potiguares”, onde consta uma síntese histórica de todos os municípios do Rio Grande do Norte.
Agora, apresento uma descrição completa do município e da cidade. Tenho certeza de que, através dela, a história do município vai ser conhecida desde a sua origem até os dias atuais, por toda pessoa que tiver a oportunidade de ler este livro, que relata uma ampla e autêntica história de formação e desenvolvimento do Município de Japi, cidade da Microrregião da Borborema Potiguar, na qual se situa a região do Trairi.
Fico feliz em saber que você vai se deleitar com os relatos de vidas e das riquezas culturais descritas nesta obra documental, que, acima de tudo, apresenta a história de vida de um povo forte do Rio Grande do Norte, que surgiu entre as montanhas às margens do rio Jacu.
O livro que chega às suas mãos, caro leitor, irmão e conterrâneo japiense, e aos leitores em geral, revelará para você um grande legado da memória coletiva: os resgates culturais, reflexões e análises de estudos sobre a origem de nosso povo. Da cidade: a origem do seu nome, do seu povo e sua história. Do rio Jacu: sua nascente, a origem do seu nome, sua trajetória, cidades que surgiram em torno de suas margens, seus encantos e belezas. Do Boqueirão: vestígios deixados pelos índios, a fauna e a flora, com o canto dos pássaros, árvores, flores, frutos, pedras, serras, vento, água, peixe, ar e tudo que nele há. Do município: o seu desenvolvimento e sua história acompanhados de perdas, acertos, sonhos e esperança de crescermos cada vez mais.
 Este legado histórico chegará até você com a convicção de que podemos crescer em tudo e melhorar. É, acima de tudo, um compromisso e a certeza de que juntos, sem discriminação de cor, família ou partido, sem rancor, ódio e ira, com amor e fé no Deus criador, após compartilharmos este livro, por meio de uma leitura reflexiva, com uma visão crítica, daqui para frente poderemos ainda escrever outro livro, mais completo, pela incorporação de vários aspectos cotidianos, diferentes histórias de vida, experiências individuais, coletivas, tudo fundamentado em um saber adquirido pela convivência.

                                                                                                                   Palavras do autor
Contato: telefone: (84) 98864-0788
ema-il: edsonbatista039@gmail.com


O livro será lançado dia 12/01/2018, em uma sexta-feira, às 19:00 horas no prédio da Escola Estadual Manoel Medeiros II (Ginásio), ao lado da Igreja Católica. 

Contamos a participação da UFRN, na pessoa do Doutor Zé da Luz: Revisor e prefaciador do livro e do editor: Cleudivan e sua equipe editorial e demais autoridades e pessoas importantes do Trairi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.