A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) divulgou nesta segunda-feira (21) uma nota de repúdio à Polícia Militar de Santa Catarina pela detenção de três jornalistas no sábado (19).
Um repórter-fotográfico do jornal “Diário Catarinense” e duas jornalistas de uma página no Facebook chamada “Maruim” foram detidos enquanto cobriam a reintegração de posse de um terreno na rodovia SC-401, ao norte da ilha.
Segundo a nota, Marco Fevero foi algemado e colocado dentro de uma viatura, onde foi mantido por 40 minutos. As jornalistas Natália Pilati e Joana Zanotto chegaram a ser levadas à delegacia.
“A Abert considera extremamente preocupante toda e qualquer forma de intimidação ou ato de violência que tente impedir a livre e necessária atuação da imprensa e pede a apuração rigorosa dos fatos, além da punição dos responsáveis, às autoridades de Santa Catarina”, diz o texto.
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina também emitiu nota de repúdio às prisões. O “Diário Catarinense” registrou boletim de ocorrência.
A Polícia Militar de Santa Catarina afirmou que os policiais não tiveram a intenção de impedir o trabalho da imprensa, mas sim de garantir a segurança dos jornalistas.
Na ação, 36 pessoas foram detidas pela PM. A maioria era de universitários que protestavam pela construção de moradias populares e pela reforma agrária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.