evantamento feito em todas as capitais e no interior do país pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o CNDL, revela que 36 por cento da população brasileira admite que fazer compras é uma forma de aliviar o estresse do cotidiano. A pesquisa foi realizada com 785 consumidores acima de 18 anos nas 27 capitais.
O levantamento aponta ainda que três em cada 10 consumidores concordam em fazer compras quando se sentem deprimidos. As mulheres são as que mais compram no momento do estresse com quase 43 por cento e os consumidores da classe A e B com quase 40 por cento. Além disso, quase a metade dos consumidores com 47 por cento, também admite fazer compras para se sentir bem.
O estudo mostra que as mulheres são mais sensíveis na hora de comprar por impulso e que são elas que mais admitem a sensação de prazer ao comprar algo sem planejar, além de serem as que mais citam o ato de fazer compras como o tipo de lazer preferido. Segundo o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o estado emocional explica o comportamento impulsivo do consumidor.
De acordo com o SPC, a maior parte dos entrevistados não consegue resistir aos próprios desejos porque acredita que se não realizarem aquela compra, mesmo que o produto seja desnecessário, vão desperdiçar uma boa oportunidade. Um dos principais problemas associados ao comportamento compulsivo é o risco de endividamento excessivo.
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