sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Contas do Governo têm rombo histórico de 114,9 bilhões de reais em 2015

Após enfrentar um ano de forte desaquecimento da economia, que derrubou a arrecadação de impostos, e ter que quitar as chamadas “pedaladas fiscais”, o Governo central encerrou 2015 com o maior déficit primário da história, no valor de 114, 985 bilhões de reais. O rombo nas contas do Governo de Dilma Rousseff, no ano passado, equivale a 1,94% do Produto Interno Produto (PIB) do país, segundo dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira.

Este foi o segundo ano consecutivo que as contas do Governo Central – que reúne Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central- registraram resultados no vermelho. Em 2014, o resultado primário – economia feita para o pagamento de juros da dívida pública – também havia ficado negativo, mas em um patamar mais modesto, de 17,2 bilhões de reais.

Os resultados divulgados nesta quinta-feira mostraram que a equação entre despesas e receitas foi desastrosa no ano que passou. Enquanto as despesas totais subiram 11,6% em 2015, as receitas aumentaram apenas 2,1%, ou seja, os gastos representaram cinco vezes mais que a expansão das receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.