A Liga Árabe convocou uma reunião de emergência para o domingo (10), a pedido da Arábia Saudita, para discutir os ataques a representações diplomáticas sauditas no Irã. Os atos ocorreram em protesto contra a execução, pela Arábia Saúdita, do líder religioso xiita Nimr al-Nimr.
Segundo o secretário adjunto da Organização Pan-Árabe, Ahmed Ben Helli, a reunião extraordinária vai analisar a crise entre as duas potências regionais e “as ingerências iranianas nos assuntos internos árabes”.
Em entrevista à imprensa no Cairo, o secretário disse que a reunião visa a “condenar as violações cometidas pelo Irã contra a sacralidade da embaixada saudita em Teerã e do seu consulado em Mashhad”.
A crise entre os dois países já levou a Arábia Saudita e vários aliados a cortar relações diplomáticas com o Irã.
O clérigo e ativista Nimr al-Nimr, crítico da atuação do regime saudita em relação à minoria xiita do reino, foi condenado à morte por terrorismo e executado no sábado (2) com mais 46 pessoas, a maioria condenadas por atentados cometidos pela Al Qaeda.
A execução provocou uma guerra de palavras entre Teerã e Riade e manifestações violentas das comunidades xiitas, não apenas no Irã como também no Iraque, Líbano, Bahrein, Paquistão e Caxemira indiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.