quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Nesta sexta-feira o Brasil comemora o Dia do Fotógrafo

O Brasil comemora em oito de janeiro o dia do fotógrafo. Para valorizar a categoria, uma proposta (PLC 64/2014) em análise no Senado regulamenta a profissão e estabelece que ela seja exercida por diplomados em cursos superior ou técnico.

Também poderá trabalhar profissionalmente quem já exerce a atividade por no mínimo dois anos. O tempo de serviço pode ser comprovado por recibos de pagamentos ou uma declaração de empresa do setor.

Segundo a Agência Senado, o projeto já aprovado na Câmara dos Deputados ainda beneficia professores, pesquisadores e fotógrafos de publicidade, entre outros profissionais que trabalham com fotografia.

O relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais, senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, argumentou que a medida busca valorizar a profissão e disse que muitos fotógrafos são reconhecidos por seu trabalho artístico.

Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que é jornalista, lembrou que além de registrar cenas cotidianas e familiares, estes profissionais testemunham momentos históricos no Brasil e no mundo, como protestos, rebeliões e guerras.

“Muitos profissionais tem fotos da história brasileira como os pés trocados do Jânio Quadros, quem não lembra desta foto, não sabendo para onde vai, né? Ou de um presidente civil aparecendo um militar atrás com um quepe na cabeça, do Getúlio sentado numa rede na Fazenda em São Borja. Então, estes profissionais, às vezes com uma fotografia, falam muito mais do que um texto por mais primoroso que seja, porque a imagem tem uma força extraordinária”, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Outro projeto (PLC 141/2015) em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado que busca beneficiar a categoria acaba com a cobrança de impostos e contribuições na importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.