O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN) por meio da coordenadoria de registro de condutores iniciou na semana passada, o processo de aplicação de provas teóricas online direcionadas aos candidatos que desejam retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A iniciativa faz parte da política de ampliação do acesso aos serviços oferecidos pelo departamento, que vem sendo levada para cidades do interior do estado.
O chamado Provão Online foi aplicado em Ceará Mirim em fase de teste, no intuito de avaliar o sistema e se adequar da melhor forma possível às necessidades dos usuários do município, que passa agora a contar com esse serviço.
Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito.
Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.
Um ponto importante apresentado pelo coordenador de habilitação do Detran, Rubin Neto, que veio à Santa Cruz inaugurar o Sistema Online do Detran é que o candidato ao clicar no botão que finaliza a prova, já tem acesso automaticamente ao resultado da avaliação, como também os dados são lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran.
O processo de aplicação das provas vai acontecer em Santa Cruz, duas vezes por semana, na segunda e sexta-feira das 7h às 12h. Com 60 fichas que serão distribuídas para os dois dias, 30 para cada um.
A intenção, segundo o coordenador é levar comodidade ao cidadão, outra medida tomada pela direção do Detran é que existe um planejamento estratégico de expansão dos serviços de habilitação de condutor para outros municípios do interior do RN.
Ainda segundo o coordenador de Habilitação Rubin Neto, o Detran emite por mês, cerca de 16.000 habilitações um número bem abaixo da quantidade de pessoas que circulam sem habilitação.
Vale lembrar que quem está retirando pela primeira vez a habilitação está na verdade recebendo uma permissão do estado para dirigir e somente depois de um ano, é que recebe a habilitação definitiva e não poderá cometer infrações gravíssimas durante esse período.
A programação é que nos próximos 70 dias os usuários de Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Currais Novos, Nova Cruz, Apodi e João Câmara já possam contar em suas próprias cidades com a solicitação de permissão para dirigir veículo automotor, renovar ou requerer a segunda via da CNH, efetuar mudança de categoria para condução de veículo, entre outros serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.