Um novo estudo, publicado no periódico científico “JAMA Oncology”, indica que quem transporta na boca o Papilomavírus Humano (HPV, na sigla em inglês, como é mais conhecido) tem 22 vezes mais risco de desenvolver algum tipo de câncer da região da cabeça e do pescoço.
Realizada pela Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, a pesquisa é a primeira a mostrar de forma conclusiva que a presença do HPV-16 na boca leva ao desenvolvimento, por exempo, de câncer de orofaringe — a parte da garganta logo atrás da boca, incluindo a base da língua, o palato mole e as amígdalas. Existem 12 tipos de HPV considerados de alto risco. O HPV-16 é apenas um deles.
A conclusão foi baseada na análise de 97 mil pessoas, acompanhadas por quatro anos. Por meio de amostras de células do interior da bochecha, os cientistas puderam avaliar quem continuava saudável e quem entrava em contato com o HPV. Entre estes últimos, foi observada uma incidência muito maior de desenvolvimento de câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.