É evidente, que o principal motivo de não termos comemorado a referida data foi a pandemia da corona vírus (covid-19), que na referida data, cuja é tão especial para nós japienses, 18 de maio de 1959, quando a nossa cidade completou 61 anos de Emancipação Política, não foi possível realizarmos um grande evento festivo de maneira mais dinâmica e divertida como nos anos anteriores, como nós da informação desejávamos que fosse. Por isso, aproveitamos o momento para fazer referência a dois nomes que deram de tudo para que o referido evento festivo e comemorativo passasse a existir na nossa cidade:
(1) – Josefa de Araújo Lima (Dona Vezinha,
a primeira prefeita de Japi/RN, a mãe do ex-prefeito Tarcísio Araújo de
Medeiros).
(2) –
Edson Batista dos Santos (professor,
escritor e ex-vereador).
JOSEFA DE ARAÚJO LIMA foi a heroína da independência da localidade de Japi/RN. Isso se deu em 18 de maio de 1959. Embora tudo tenha acontecido positivamente, da maneira como ela pretendia, para que pudéssemos comemorar esta data que é tão importante para nós japienses, a heroína teve que enfrentar muitas lutas internas e externas. Aqui enfrentou todas a adversidades do coronel e de todos seus aliados. Vale salientar que na época, a localidade de Japi pertencia a cidade de São José do Campestre, cujo prefeito da referida cidade também fez de tudo para que não acontecesse a Emancipação de Japi pois ele ia perder muito com isso. Na capital enfrentou a fúria do então governo que não aceitava a libertação da localidade, ou seja, a municipalização de Japi/RN. De sorte que Vezinha obteve o apoio do então presidente da Iglezias Casa Legislativa, José Valério, que deu apoio ao projeto dela, que depois de ter sido vetado pelo então governador Dinarte Mariz de Medeiros. Vale ressaltar que graças a Deus, a guerreira e o presidente da Câmara dos deputados de Natal, a guerreira conseguiu vencer o que parecia impossível. Por isso ela foi escolhida para ser a primeira prefeita de Japi.
QUANTO AO EX-VEREADOR EDSON BATISTA DOS SANTOS, foi ele quem trouxe
para Japi o primeiro evento comemorativo em alusão ao dia da Emancipação
Política do Município. Isso se deu pela 1ª vez em 1995, quando ele realizou um
grande evento, tudo com recursos econômicos dele mesmo. Nesse dia ele trouxe pela
primeira vez para o meio da cidade as seguintes modalidades: Pau de sebo,
quebra-panela, corridas de pedestres, corrida de jegue, torneio esportivo,
inclusive em 1995 foi realizado o primeiro torneio esportivo na cidade organizado
por Edson. E, a noite ele contratava
algumas pequenas bandas para animar a população.
Vale salientar que de 1959 até
1995 essa data não era lembrada nem no calendário escolar do município. Foi o
bravo e talentoso professor Edson que trouxe à tona essa manifestação cultural.
De 1995 até os dias atuais vem se comemorando esse dia, 18/ 05/1959.
Para tanto ele criou a:
(1ª) – festa em alusão ao dia da Emancipação Política; (1995)
(2ª) – a música do Hino do município; (participou ativamente). (1997)
(3ª) – escreveu o 1º livro que conta a
história de Japi/RN. (2018)
Embora hoje já tenha passado 08
dias da data da comemoração o blog Japi em foco irá exibir um vídeo só para
recordar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.