terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O blog Japi em Foco apresenta a biografia do autor da Crônica das Cai-beiras e o canto dos pássaros

 BIOGRAFIA DO AUTOR E DE SEUS FILHOS:

Nome: Edson Batista dos Santos (Santos, Edson Batista);

Edson é filho natural de Japi, neto da grande parteira, Salvina Maria da Conceição (Madrinha Salvina), que era descendente da tribo indígena “Cariri”, que existia em Japi, até o final do século XVIII. É casado com a paraibana, Francisca Francineide Arcanjo dos Santos com quem tiveram três filhos que são: Edson Batista dos Santos Júnior, Edjane Arcanjo dos Santos e Ellen Cris Arcanjo dos Santos.

GRAU DE INSTRUÇÃO DO AUTOR DA CRÔNICA

a) – Formado em LRTRAS pela “UFRN” (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a onde foi graduado em Licenciatura Plena;

b) – Graduado em pedagogia pela Universidade do Vale do Acarai (UVA/CE);

c) – Especialização e capacitação em línguas estrangeiras (inglês e espanhol) pela Universidade Potiguar (UnP) e, fez vários cursos de capacitação em sua área (educação)

 

GRAU DE INSTRUÇÕES DOS FILHOS DO AUTOR:  

1º - Edson Batista dos Santos Júnior é:

a) - Doutor em Cuidados Clínicos e Saúde (UECE);

b)  -Mestrado em Saúde e Sociedade (UERN);

c) - Graduado em enfermagem (UFRN);

d) -Especialista em Terapia Intensiva (ESP)/CE), em Neonatologia e Pediatria (VAVENI).

e) – “Professor da rede Federal” da Escola de Enfermagem de Manaus (AM).  

2º - Edjane Arcanjo dos Santos é:

 a) - Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA/CE);    

  b) – Professora concursada pela rede municipal de Ensino (SME)

  c) – Pós graduada em conhecimentos didáticos e pedagógicos.

3º - Ellen Cris Arcanjo dos Santos:

a) - Está concluindo o curso de farmácia e bacharelado pela Universidade Anhanguera (UA/CE)

 

CONTRIBUIÇÕES SOCIOCULTURAIS DO AUTOR PARA COM O MUNICÍPIO:

 

( a ) – NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: Edson “é Professor da rede estadual” do Rio Grande do Norte. Nesta área exerceu suas funções em várias escolas da cidade de Japi/RN, aonde lecionou as matérias de linguagem: língua portuguesa e língua estrangeira (inglês e espanhol) e história. Atualmente trabalha na escola estadual Severina Pontes de Medeiros, (Ensino Médio) em Japi.

 

( b ) - NA ÁREA DA POLÍTICA: Edson foi vereador por quatro vezes, foi presidente da câmara Municipal de Japi, em 2012 foi candidato a vice-prefeito na chapa juntamente com o ex-prefeito do Munícipio de Japi, Jodoval Ferreira de Pontes. Ainda nesse mesmo pleito eleitoral (em 2012) Edson Batista conseguiu eleger a sua esposa, Francisca Francineide Arcanjo dos Santos a vereadora e, logo em seguida, no mesmo ano contribuiu também para a eleger presidente da Iglesias Casa Legislativa do Município de Japi.

Edson Batista é autor de muitos projetos e requerimentos de grandes importâncias para o município, projetos esses que foram apreciados, votados e aprovados por maiorias absolutas dos vereadores do então.

Para você saber mais sobre os projetos e requerimento e, sobre o que mais fez o ex-vereador em benefício do município consulte o livro do autor, “JAPI -TERRA QUERIDA” especificamente nas páginas: 232, 233, 234 e 156 a 167). Além disso, Edson é conhecido no campo político como uma pessoa de alto nível de articulação. Em toda sua vida e principalmente na política sempre atuou no meio do povo simples e mais carente. Isso, com ações sociais efetiva e concretas como: Distribuições de cestas básicas, bingo em prol dos mais carente, ajudou muitas pessoas na área da saúde com: consultas médicas, medicamentos, exames, viagens e outros mais. Segundo a população do município, Edson é o político mais popular e atuante da atualidade. Além de experiente é muito querido pela população local.

 

(1º ) – NA ARTE DA MÚSICA: desde a década de 80 do século passado Edson se tornou músico. No início da década de 80 Edson aprendeu a tocar violão. Ainda nessa mesma data ele se tornou o maior e mais admirável violonista da cidade. Iniciou a carreira de músico tocando no circo de Zé da Lapa, quando saiu no circo, tocando por várias cidades. Na década de 90 ele já era considerado o maior e mais atuante música da cidade. Quando ainda adolescente ele formou a banda “Os Assentados”. Depois, contribuiu para a formação da banda “Luar do Sertão” de Cleiton de Paula, “que era seu seguidor”. juntos, nessa banda tocaram muitas festas em muitas cidades. A partir daí, no final da década de 80 seguiram seus passos outros discípulos. A saber: Valdo de Marli, Dinda de Marli, Cleiton de Paula e outros conterrâneos. Ainda muito jovem Edson tocou em circos para alguns artistas conhecidos da mídia como: Gilliarde, Evaldo Freire, Carlos Alexandre e outros mais. organizou e tocou na banda Skorpius de Bolival, em Santa Cruz, Notáveis e banda Xodó. Isso, ainda na década de 80. Quando Ainda tocava na banda de Bolival tocou muitos carnavais no Trairi Clube em Santa Cruz, juntamente com o maestro Deusdete, o guitarrista Estevam, o baterista Marquinho e outros colegas que eram de Santa Cruz.

 

( 2º ) – NA ARTE DA LITERATURA COMO ESCRITOR: Edson é autor do primeiro livro de Japi. Essa é a obra mais importante da histórica do município, é um livro de alto nível intitulada: “JAPI TERRAS QUERIDA”, que para tanto, ele serviu de norte para o desfile do dia 07 de setembro de 2022 na cidade de Santa Cruz, fato registrado em vídeo. Também, esse mesmo livro foi eleito numa escola em São Paulo capital, numa seleção que lá houve, como o melhor livro no quesito: a formação de uma pequena cidade interiorana e, atualmente, esse livro contribui como subsídios pedagógicos para preparação de alunos em conhecimentos históricos locais e, atualmente existem vários exemplares em cidades de diversos Estados brasileiros e até em cidades de outros países. Edson também é autor da melodia (música) do hino do município de Japi/RN, e agora está lançando este novo trabalho que tem como título: “A CRÔNICA DAS CAIBEIRAS E O CANTO DOS PÁSSAROS”;

 

 

( 3º ) – COMO AMBIENTALISTA: Preocupado com o meio ambiente de sua cidade, Edson elaborou um projeto: (Japi mais verde e mais frutífero), projeto esse, que sem ajuda de poder público, ele já pôs em prática. E, desde 2017, quando começou arborizar a cidade de Japi até os dias atuais, ele já doou 958 mudas de árvores frutíferas para a população Japiense e, de vez em quando ele doa mudas para cidades vizinhas. Por causa dessa sua grande, rica e importante ação em prol do meio ambiente, em 2022 foi eleito e homenageado pela mídia santa-cruzense, como o maior ambientalista da região do Trairi. Convém dizer, que além do verde, da sombra, do vento que vem atraído pelas plantas, da purificação do ar que nós respiramos, o povo de Japi já começou a colher bons frutos dos pés das mangueiras que foram semeadas pelo filho desta terra querida, Edson Batista dos Santos. PLANTEM ÁRVORES QUE DAM BONS FRUTOS!!!;

 

( 4º ) – NOS EVENTOS: Responsável pela criação, pela introdução e pelas realizações    de muitos eventos socioculturais na cidade de japi como por exemplo:

a) - a comemoração da Emancipação política do município: Fato esse, que desde que essa localidade passou a ser município a referida data foi extinto do calendário de comemorações cívicas. Porém, foi a partir de 18 de maio de 1995, que o então professor Edson Batista deu início a comemoração da Emancipação Política de Japi/RN. Fato registrado em vídeos. Convém dizer, que foi nessa data que foram introduzidas na nossa cidade pela primeira vez as modalidades de brincadeiras conhecidas por: Pau de sebo, quebra panela, atletismo, corrida de jegue, corrida de bicicleta e torneio de futebol e, a maior parte delas eram realizadas no rio Jacu. Foi Edson quem trouxe e as introduziu todas essas brincadeiras nesta comemoração;

b) - nas excursões: Nessa modalidade envolveram viagens socioculturais, turísticas e educativas com a participação da comunidade escolar. Durante esses eventos visitamos vários centros culturais como: Museu Câmara Cascudo, Instituto Histórico e Geográfico Câmara Cascudo, Foto dos Reis Magos, aonde tivemos a oportunidade de conhecer boa parte da história do “Foto e do R/N”. Conhecemos também o Aeroporto Augusto Severo, principais praias do litoral do Rio Grande do Norte e outros centros de culturas e de lazeres como: o maior Cajueiro do mundo, a barreira do inferno (aonde realizam lançamentos de foguetes) e também as e dunas de Genipabu e foz do rio Potengi;

c) - as primeiras filmagens da cidade: foi Edson quem realizou as primeiras filmagens com câmara filmadora, em Japi. Para tanto foi ele mesmo quem filmou as maiores e mais organizadas festas de colações de graus que já ocorreram nesta cidade. Convém dizer, que foi ele mesmo quem organizou as referidas festas. As bandas que mais se destacaram nessas festas foram: Banda Montagem, Banda Grafite e outras mais.

Graças ao conterrâneo Edson Batista dos Santos hoje nós temos um pequeno acervo cultural que contem através de vídeos antigos vários documentários de fatos históricos da nossa comunidade. Entre tantos: casamentos, aniversários, festas, fúnebres, entrevistas, primeiros torneios esportivos que foram realizados em Japi, isso, pelo próprio autor, filmagem de catástrofe como a avalanche de pedras que desceu da Serra Grande, lá na área do Papagaio, que causou um rio de pedras que chegou a encher um grande barreiro que pertencia a então proprietária “Sinhá Pinheiro” voos de andorinhas,  desfiles cívicos, inclusive o primeiro e grande desfile cívico estilístico, com a participação de todas as escolas do município, que também foi Edson Batista quem organizou em 1999, quando ele mesmo com seu talento, coragem e persistência, através da força política conseguiu trazer para Japi a primeira banda de instrumentos musicais. Fez grandes filmagens durante as maiores viagens com estudantes e também filmagens de outras modalidades festivas como: aniversários, casamentos, pingos, aulas, torneios esportivos, comemorações cívicas e festas adversas. Tanto aqui em Japi como também fora daqui.     

Convém dizer, que tudo isso faz parte de uma época em que não existia celular e nem internet.

Segundo Iranilson Silva, empresário santacruzense, ex-vereador e locutor da “rádio Santa Cruz” “Por tudo isso, podemos dizer com proeminência, que Edson Batista dos Santos é muito inteligente e criativo. É uma personalidade muito importante em Japi, pois tem um grande currículo histórico e cultural. Que para tantos, além dele ser um escritor, grande político e professor, ele é considerado o maior inventor, criador, autor e introdutor de eventos de toda a história do município de Japi”.

(  5 ) – NA   RELIGIOSIDADE: Foi Edson Batista juntamente com Betânia filha do saudoso Nelson Lopes Pimenta quem deram início aos modernos movimento religiosos dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, na cidade de Japi. Esse movimento recebeu o nome em todo o Brasil de “Renovação Eucarística”. Para isso, dona Versinha (mãe de Tarcísio Araújo de Medeiros), que na época estava a frente dos serviços religiosos da igreja comprou um violão e uma caixa de som e dois microfones e entregou ao jovem Edson Batista, nessa época ele tinha dezessete anos de idade. Isso se deu no final da década de setenta do século passado.

Esse movimento foi um divisor de água dentro da igreja, que em pouco tempo mudou o paradigma rotineiro de evangelizar na igreja. Antes dessa nova renovação só iam para a igreja poucas pessoas idosas. Não havia cantos novos e só rezavam o terço e só cantavam repetidamente os mesmos e velhos canto comuns e tradicionais dedicados a Santa Maria e ao padroeiro São Sebastião. Os jovens não se sentiam atraídos para irem as celebrações religiosas. Nada chamava a atenção para os jovens. Depois do início da renovação eucarística, com introdução de muitos hinos novos, ritmos, danças e novas pregações a juventude da cidade começou a participar e em poucos tempos a igreja ficava cheia de pessoas, principalmente de jovens participando do novo movimento eucarístico (a renovação eucarística), que era dirigida por Edson Batista dos Santos.

Anos depois, na década de oitenta, Edson se converteu ao evangelho pregado pela igreja adventista do sétimo dia. Nessa nova congregação Edson causou uma grande revolução inovadora e atraente e, por causa disso ocorreu uma grande mudança dentro da igreja de Japi. Antes disso, quase só haviam senhoras e senhores idosos na referida denominação. Quase não existia jovens e também não havia grupo de cantores. Aqueles crentes só cantavam hinos antigos da harpa. Porém, logo que Edson organizou e entronizou três grupos na igreja: dois formados por crianças e outro formado por jovens (O JALS). Isso causou uma grande revolução e transformação na igreja, ouve um grande reavivamento espiritual dentro da igreja e isso causou um crescimento do número de membros na igreja. As pessoas da cidade se sentiam atraídas pela luz e pelos cantos dos conjuntos da igreja.

Para tanto, Edson Batista introduziu na igreja: conjunto de cantores, corais, caixas de sons, violão, microfones e, por causa disso ouve uma grande efervescência espiritual, dentro e fora do templo. Atualmente, Edson é cristão, porém afastado de templos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.