domingo, 2 de novembro de 2014

Escritora Goimar Dantas e historiador André Soares foram homenageados pelo legislativo municipal de Japi

Goimar Dantas, George Justino e André Soares
Na última quinta-feira 30 de outubro, a Câmara dos vereadores do município de Japi, sob-requerimento do Vereador George Justino realizou uma sessão solene na qual concedeu o título de cidadã Japiense a escritora Goimar Dantas, aos seus relevantes serviços prestados a educação e literatura infantil, a homenageada reside atualmente na cidade de São Paulo, capital, e visitou a cidade neste último mês. Na mesma ocasião foi concedida a Monção de aplausos ao historiador André de Souza Soares, residente na zona rural de Japi, o qual escreveu o livro: Cícero Justino – Arco íris de uma vida: cantorias, lugares e memórias de um repentista (2013).


Um grande público compareceu ao evento. No início da sessão foi realizada uma homenagem a escritora, crianças da rede pública municipal declamaram trechos do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas, e em seguida o vereador fez um discurso parabenizando os dois escritores e, sobretudo pela contribuição a cultura e a educação do nosso município.  No momento que foi facultada a palavra aos dois homenageados todo o público pode conhecer um pouco do trabalho, do legado e dos anseios dos escritores que com muita emoção fizeram seus discursos.

Historiador André Soares recebeu uma moção de aplausos pela criação do livro Cícero Justino – Arco íris de uma vida: cantorias, lugares e memórias de um repentista (2013).
“Feliz pelo reconhecimento, e ainda mais com a iniciativa do nobre vereador George Justino”. Meu desejo é que este seja um pontapé de partida para que se invista na cultura, na literatura e acima disto, na educação como destruidor de cadeias no sistema educacional deste município. Sinto-me honrado, mas que essa homenagem tenha como protagonista o personagem de minha biografia (Cícero Justino Dantas), um homem que inspira vida, no alto de seus 88 anos de idade. E que também está muito feliz com tudo isso” afirmou André Soares, que discursou sobre cultura nordestina e sobre o principal sentido de seu livro: eternizar a memória do repentista.

Escritora Japiense Goimar Dantas
“Assim, nobres vereadores, peço que fiquem atentos à aprovação de projetos voltados à educação de qualidade. (...) Como a mais nova cidadã Japiense – honorária essa que os senhores me concederam – é esse o meu desejo, o meu pedido e a minha forma de, neste primeiro momento, contribuir para uma cidade cada vez melhor. Uma cidade que ajudou a compor a minha história e da qual tenho imenso orgulho.” Declarou emocionada a escritora Goimar Dantas.

O evento contou com a presença dos vereadores João Maria (bico de pato), Pedro Neto, Francineide Arcanjo e representantes da Escola Estadual Severina Pontes, Secretária de Educação do município e do clube de desbravadores Rocha Eterna, além do vereador George Justino, autor da sessão solene. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.