Anos
atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, abriu
um programa de treinamento para seus funcionários, com muita sabedoria. Quando
todos esperavam uma palestra sobre vendas ou atendimento, ele iniciou com as
seguintes palavras:
“Eu
sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente,
enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.
Eu
sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam
suas conversas particulares.
Eu
sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera
pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu
sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama
quando a recebe somente após três semanas de espera.
Eu
sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar
pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Você
deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria
problemas… Engana-se.
Sabe
quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me
vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para
levar-me de novo à sua empresa, sendo que quando fui lá pela primeira vez, tudo
o que deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata:
tratar-me com um pouco mais de cortesia.
Só
existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do
presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar em
outro lugar.”