O Cariri continua sendo abençoado por Deus. Com as recentes chuvas caídas em várias cidades da região e em alguns municípios, os índices pluviométricos foram tão satisfatórios que barragens sangraram trazendo alegria e esperança para os caririzeiros.
Foi o que aconteceu na cidade de Gurjão, onde choveu cerca de 40 milímetros. Quem passa pelas margens da PB 176, que corta a cidade, poderá ver a beleza de um reservatório sangrar. A barragem é de propriedade do ex-prefeito Martinho Cândido e estava completamente seca.
Segundo informou o site Taperoá em Foco, um levantamento da milimetragem nas cidades do Cariri em Santo André foram 23,9 mm, em São José dos Cordeiros 23,8 em Serra Branca 21,4 mm, em Sumé 19,9 mm, Taperoá 18,2 mm, em Parari: 17,1 mm e em São João do Tigre 7,5 mm.
As chuvas amenizaram a seca e renovaram a esperança do povo caririzeiro. A previsão é que continue chovendo nas próximas 48 horas e a expectativa é que o período de cheia se prolongue para que o abastecimento seja garantido. De acordo com o gerente do Centro Estadual de Monitoramento Ambiental da Agência Executiva da Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, o Açude de Boqueirão pode receber água dos reservatórios que foram recarregados, inclusive do Rio Paraíba.
Com as chuvas o Açude Campos localizado em Caraúbas também recebeu 2 milhões de metros cúbicos de água, garantindo o abastecimento da cidade por um ano e a Cagepa vai religar o sistema local de abastecimento. Já em São Sebastião do Umbuzeiro choveu quase 60 milímetros, fato que proporcionou um aumento no nível Açude do Congo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.
IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.
Seu comentário será enviado para o moderador.