quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Consultoria mal começou e já aponta que o maior problema do RN é de falta de estratégia

Reportagem de Nadjara Martins na Tribuna do Norte desta quinta-feira destaca o trabalho da consultoria contratada pelo governo do Estado. Segue:

Ao custo de R$ 7,48 milhões, o Governo do Estado contratou uma consultoria para modernizar a gestão e definir um projeto de desenvolvimento do Rio Grande do Norte para os próximos 20 anos. O trabalho, encabeçado pelo Instituto Publix, foi iniciado em setembro deste ano e deve prosseguir até dezembro de 2016. Custeado por recursos do RN Sustentável, o projeto terá três eixos: a construção de um planejamento estratégico, a readequação de estruturas administrativas e a melhoria nos processos do Estado. De acordo com a consultoria, um primeiro esboço deste planejamento a longo prazo, que prevê ainda uma carteira de investimentos, deve ser entregue até dezembro deste ano.

Segundo Caio Marini, coordenador do Instituto Publix, um dos primeiros produtos da consultoria foi entregue à Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (Seplan) na última terça-feira (3). Com mais de 400 páginas, o primeiro relatório é um diagnóstico sobre a situação dos 55 órgãos de compõem a administração – direta e indireta – do Executivo potiguar. Na próxima semana, a consultoria deve entregar um levantamento de indicadores sobre a realidade do RN hoje.

“A gente tem uma ideia ainda muito rudimentar [do diagnóstico], mas temos uma ideia básica, que está envelhecida. O problema maior, porém, talvez não esteja só na estrutura, mas na falta de estratégia. Como você não tem objetivos, acaba tendo é uma colcha de retalhos. A grosso modo, este seria o diagnóstico: a estrutura não responde, carece de racionalidade. Isso não é corte necessariamente, pode até ter, mas não é isso. Em momento de ajuste fiscal, a tentação inicial é sair cortando. Mas é a estratégia de longo prazo, de planejamento, é que alimenta a de ajuste, para que eu não saia cortando sem objetivo, e também para que eu saiba o que fazer quando houver a recuperação das receitas do Estado”, ressaltou Marini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.