sábado, 21 de novembro de 2015

Em Japi, clientes estão descontentes com provedores de internet


Embora as pesquisas apontem que a velocidade média da internet no Brasil tenha crescido 11% em 2014, em Japi é cada vez maior a quantidade de usuários da rede mundial de computadores que se dizem descontentes com os provedores deste tipo de serviço. As reclamações ganham as redes sociais, as rodas entre amigos e algumas vezes dominam as conversas do dia a dia. Fator comum entre os interlocutores são as queixas que tem se tornado mais frequentes em relação ao serviço.

A insatisfação gira em torno da má prestação de serviços das operadoras, falta de atendimento quanto ao suporte técnico e por fim o descaso com que os clientes são tratados. 

De acordo com um relatório divulgado neste início do ano o Brasil ficou em 90º lugar em velocidade de internet, numa pesquisa comparativa com outros países em todo o mundo. O país já vinha mal em ranking anteriores, e piorou. A velocidade alcançada no Brasil é menos do que o que se considera banda larga (4 Mbps). Houve um crescimento de 1,6% em comparação com os três meses anteriores, mas, mesmo assim, o Brasil caiu uma posição no ranking. A alta anual foi mais expressiva, de 9,5%.

A pesquisa retrata uma realidade que os usuários da internet japienses estão vivenciando no cotidiano. “Não estou satisfeita. A conexão da M4.Net é ruim e quando cai o sinal, se for à noite e no final de semana, não tenho a quem recorrer”, disse uma internauta ao Japi em Foco. Ela disse já ter pensado em mudar de provedor, mas pondera, “vejo muita gente reclamando das outras empresas, nem sei o que fazer”, acrescenta.

Outro cliente que também reclama da mesma situação afirmou: “o maior problema que tenho é quanto a assistência, eles só atendem o telefone em horário comercial. Se for em fim de semana só vão resolver a questão na segunda-feira’’.

A velocidade da Internet banda larga no Brasil é alvo constante de reclamação de usuários, que alegam receber muito menos do que contratam. A regulação desse serviço é feita pela Anatel, que, há 25 meses determinou que as operadoras devem entregar pelo menos uma transmissão média mensal de 70% do plano contratado. A norma estabelece ainda que a velocidade instantânea, medida no momento do acesso, não pode estar abaixo de 30% do valor contratado. Ao contratar um plano de 1 Mbps, por exemplo, o cliente deverá ter a média mensal de velocidade mínima de 700 Kbps.

Em caso de problemas com as prestadoras de serviço, a Anatel orienta que o consumidor registre a reclamação ou a solicitação na própria empresa e peça o número de protocolo para o acompanhamento. Caso não seja atendido pela prestadora em até cinco dias úteis, o consumidor deve entrar em contato com a agência reguladora. O atendimento telefônico da Anatel é feito pelo 1331 ou pelo 1332 (para pessoas com deficiência auditiva ou de fala). A central funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Outra opção é prestar queixa pelo site da Agência (www.anatel. gov.br), por meio do canal “Fale Conosco”. Os clientes podem registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.