sábado, 21 de novembro de 2015

Senado da França aprova prorrogação de estado de emergência por três meses


O Senado francês aprovou quase por unanimidade, nesta sexta-feira (20), o projeto de lei que prorroga por um período de três meses o estado de emergência no país. A medida foi decretada pelas autoridades francesas após a série de ataque que deixou 130 mortos em Paris, há uma semana.

Com 348 senadores presentes, o projeto de lei proposto pelo presidente François Hollande na última segunda-feira (16) foi aprovado por 336 votos favoráveis. Houve apenas 12 abstenções.

Na quinta-feira, o texto já havia sido aprovado pela Assembleia Nacional (câmara baixa), com 551 votos a favor, seis contrários e uma abstenção.

O decreto de estado de emergência permite às autoridades do país o fechamento de espaços públicos – como ocorreu com pontos turísticos como a Torre Eiffel no fim de semana – e a imposição de toque de recolher e de restrições à circulação de veículos e pessoas no país. Prisões de suspeitos também podem ser feitas sem julgamento no estado de exceção.

Os ataques – que tiveram a participação de pelo menos oito terroristas, sete dos quais morreram, – ocorreram em vários locais de Paris, entre eles uma sala de espetáculos e o Estádio de França, onde ocorria um jogo de futebol entre as seleções da casa e da Alemanha. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados, que deixaram mais de 350 pessoas feridas.

Na quinta-feira (19), uma operação policial no município de Saint Denis, localizado no norte da Grande Paris, resultou na morte do belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques em território francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.